No mundo do Monocromatismo

"A lot of people try to claim that black and white aren´t really colours, but that´s not remotely true (...). I believe that black and white are the most beautiful colours of all."
Tenka Gammelgaard


Num mundo de poluição visual e de excesso de informação, encontrar o trabalho de artistas como Tenka Gammelgaard pode ser bastante relaxante e reconfortante para o olhar e para o espírito. Embora eu adore cor, cada vez mais acho que esta só tem força e interesse se utilizada com conta, peso e medida. O excesso de cor também pode cansar, mesmo para aqueles que a adoram. Talvez por isso esta artista dinamarquesa tenha escolhido viver e pintar o mundo a preto e branco.
A trabalhar com uma paleta monocromática há mais de 30 anos, Tenka diz que estas duas cores ainda são para ela um desafio e uma espécie de  puzzle que ainda continua e explorar. "When you mix all colours together, the end result is black; I therefore consider black as a colour that contains a lot. The opposite, white, contains just as much in its simplicity because it is so broad."
O seu apartamento em Copenhaga, de linhas puras e elementos decorativos bastante gráficos, é também o reflexo desta sua paixão pelo preto e branco, bem visível em toda a decoração, desde o padrão às riscas da sua sala aos seus pincéis personalizados.









Sem comentários