A Avó Veio Trabalhar


Em Abril, fui pela primeira vez à noite da Pecha Kucha, que se realizou no Mercado do Forno do Tijolo. Para quem não conhece, a Pecha Kucha é um evento em que pessoas das mais variadas áreas apresentam, durante um curto espaço de tempo, ideias e projetos criativos. O ambiente é descontraído, o publico muito variado e a vontade de ouvir pessoas inspiradoras muito grande.


Fiquei a conhecer imensos projetos interessantes, mas houve um em particular que me cativou de uma forma especial. Foi a Susana António e a D. Fernanda com a apresentação da "A Avó veio Trabalhar". Sentido de humor e boa disposição foram as palavras de ordem desta dupla que apaixonou a plateia e arrecadou o meu aplauso mais forte.


A Avó veio Trabalhar é um projeto que nasceu das mãos da Susana e do Ângelo, e que procura revitalizar a comunidade sénior através dos lavores tradicionais e do design, aumentando o seu poder de intervenção na sociedade. Para aqui se poder trabalhar apenas precisa de ter mais de 40 anos de experiência e boa disposição porque o lema hoje e sempre é "Old is the New Young".


Assim que ouvi a apresentação deste projeto, que ganhou no ano passado o Prémio da Time Out de Melhor ideia do Ano, fiquei cheia de vontade de conhecer melhor estes avós cheios de pinta que certamente também têm visto os seus dias mais alegres e coloridos deste que se juntaram a este projeto, no nr 124 da Rua Poço dos Negros. Aqui nesta loja o design alia-se à tradição e produzem-se e comercializam-se as mais variadas peças, desde decoração à moda.


No dia em que fui visitar tive o prazer de conhecer a avó Filomena, a avó Gracinda e a neta Sandra que simpaticamente me deixaram fotografar enquanto trabalhavam. Porque os projetos aqui estão sempre a surgir e já se vai no terceiro. O primeiro foi uma coleção de luvas, o segundo de mantas e tapetes e o terceiro e mais recente, de almofadas. Venham mais projetos que nós estaremos por aqui a acompanhar com amor, carinho e muita admiração!














Imagens Homes in Colour

Enviar um comentário