10 Boas Razões para se ter um Blog

Imagem Homes in Colour

Ter criado este blog foi sem dúvida uma das melhores coisas que fiz até hoje e uma das quais mais me orgulho. Independentemente da sua qualidade, a alegria, as oportunidades profissionais e a realização pessoal que ele me traz dia-a-dia, semana a semana, hão-de sempre superar as pequenas (des)ilusões, lamentos ou frustrações. 

Sou literalmente apaixonada por este pequeno espaço online que me desafia constantemente a ser mais criativa, a estar mais atenta ao mundo que me rodeia, a ganhar novos skills, a ultrapassar medos, dúvidas e inibições. Isto só para mencionar  algumas das muitas (tantas!) outras grandes vantagens.

E se há uma boa altura para se ter um blog é agora. Nunca como hoje as pessoas estiveram tão abertas aos blogs, e graças às redes sociais que nos permitem estar mais ligados (ou não) que nunca aos outros, eles têm-se tornado ferramentas poderosas de comunicação, divulgação e entretenimento. 

Nos Estados Unidos 60% da população já fez compras online com base em recomendações lidas em blogs, e 80% da população confia nos blogs que segue. Por isso, achei que era uma boa altura de escrever um post sobre algumas boas razões para se ter um Blog. 

Espero que se inspirem e ganhem motivação para criar o vosso!

1 | Aprender coisas novas

Para mim, uma das primeiras grandes vantagens de se criar um blog são os conhecimentos e skills novos que podemos aprender e desenvolver quando mergulhamos de cabeça num projeto destes.  Desde que criei o meu, não só aprendi a escrever melhor (quanto mais escrevemos, melhor escrevemos), como aprendi a fotografar mais profissionalmente (uma das coisas que mais gosto de fazer atualmente) e ainda aprofundei conhecimentos na área da decoração e do design. Olho para trás e estes quase 3 anos foram de uma aprendizagem gigantesca, que de outra forma nunca teria acontecido

2 | Criar uma rede de contactos

Ter um blog bem trabalhado e bem construído é fundamental, pois ele é o nosso cartão de visita para o mundo, tanto a nível pessoal como profissional. À medida que o tempo passa e o blog vai crescendo, vai-se criado uma importante rede de contactos com marcas, lojas, criadores e potenciais clientes que profissionalmente são extremamente importantes. E como todos sabemos, ter uma boa rede de contactos é muito importante.

3 | É fácil e barato

Criar um blog é a coisa mais rápida e simples que existe, e hoje temos à disposição várias plataformas gratuitas onde se podem registar e iniciar um blog em minutos. Se procuram uma solução um pouco mais profissional existem também várias empresas que vos podem personalizar totalmente o blog sem vos esvaziar a carteira, mas tudo depende do objetivo que lhe querem dar. 
O meu blog está alojado no Blogger e estou super satisfeita.

4 | Divulgar uma marca ou projeto

Continuo a defender que todos os negócios, principalmente os de mais pequena escala, deveriam ter um blog. Os blogs permitem um tipo de comunicação, divulgação e proximidade com as pessoas (os nossos potenciais clientes) que mais nenhuma outra plataforma consegue oferecer. O registo praticamente diário de um blog gera confiança, lealdade e fidelidade, que acredito serem as bases fundamentais sob as quais uma marca de sucesso se constrói.

5 | Disciplina-te

Sou uma trabalhadora incansável, gosto de trabalhar e tenho uns laivos de workaholic que ando a tentar superar. E isto tudo começou fundamentalmente desde que criei o blog, pois conciliar vários trabalhos ao mesmo tempo nem sempre é fácil. Por isso posso dizer que ter o blog obrigou-me a ser bastante mais disciplinada do que era, o que, vendo bem, acho que é uma grande mais valia.

6 | Permite inspirar e ajudar pessoas

Acho que uma das maiores motivações que me levou a criar o blog foi o facto de poder, de alguma forma, inspirar outras pessoas a pôr as suas casas mais bonitas e a viver vidas mais criativas. Ainda hoje me lembro dos primeiros blogs que li (o Made by the Girl e o Oh Joy) e a sensação de entusiasmo que senti por me sentir tão inspirada com as sugestões que via e lia. O meu blog ainda está no começo, mas esse é cada vez mais o caminho que procuro seguir. Se têm uma paixão que gostariam de partilhar e com ela inspirar outros, um blog é o lugar privilegiado para o fazer.

7 | Pode ser uma fonte extra de rendimento

Se em várias partes do mundo, nomeadamente nos Estados Unidos, há centenas de pessoas das mais variadas áreas a viver de blogs, em Portugal, ainda são raros aqueles que o conseguem pois os blogs por aqui são ainda um fenómeno relativamente recente. Não nos esqueçamos que nos EUA a "febre" começou há mais de 10 anos e nós só agora é que estamos a começar à séria. De qualquer forma, seja em posts patrocinados, seja a vender produtos ou serviços próprios, um blog pode ser, sem dúvida, mais uma fonte de rendimento extra.

8 | Desafia a criatividade

Andam a precisar de estimular a criatividade e ser mais criativos? Arranjem um blog. Não há livro, filme ou pessoa criativa que me estimule mais a ser criativa do que o meu próprio blog. Nos últimos anos nunca me senti tão criativa e tão cheia de ideias como hoje, pois chego à conclusão que quanto mais ideias tenho mais ideias surgem, é como uma bola de neve. E depois chegamos a um ponto em que (quase) tudo se torna numa fonte de inspiração, basta estarmos atentos. Um filme que vemos, um passeio à beira mar, uma viagem, uma exposição, uma conversa mais profunda. Fica-se com a sensibilidade mais aguçada e atenção mais desperta, as ferramentas principais de um bom criativo.

9 | Destaca-te dos outros

Acredito que ter um blog não é propriamente um projeto para alimentação do ego (pelo contrário), mas pode, de alguma forma, ajudar-nos a destacar da multidão, na medida em que a maior parte das pessoas hoje em dia é consumidora e não propriamente criadora de conteúdos. O facto de um blog nos tornar geradores de conteúdos que informam, entretêm, educam ou inspiram,  faz-nos inevitavelmente  destacar dos outros.

10 | Torna-nos mais felizes

Por todas as razões acima mencionadas e por tantas outras que não falei aqui, ter um blog pode, sincera e definitivamente, tornar-nos mais felizes e realizados. Sei que o meu tornou a minha vida muito mais rica e infinitamente mais interessante, e isso é a maior retribuição que posso ter.

Enviar um comentário