A Arte de Bordar


No meu 2ª ano na Faculdade de Belas Artes descobri, por sugestão de uma professora minha, os trabalhos bordados da artista Lurdes Castro. E a verdade, é que quando vi aqueles desenhos bordados algo despertou em mim, e acabei por passar grande parte desse ano agarrada a pano cru, linhas e agulhas a bordar desenhos meus. O meu 2ªano nas Belas Artes já lá vai há quase 15 anos (céus!...), mas o gosto pela arte de bordar permaneceu.


Pelo que quando vi no facebook que a VOLTA- Oficina Criativa ia organizar um workshop com uma das minhas fiber artists preferidas, a Sarah Benning, não esperei muito para me inscrever. Afinal, não é todos os dias que temos oportunidade de conhecer e aprender de perto as técnicas dos nossos artistas preferidos!


Já agora, para quem não conhece, a VOLTA - Oficina Criativa é, como o próprio nome sugere, uma oficina na Lx Factory dedicado à produção manual de objetos, onde se pode alugar as máquinas, ferramentas e materiais para se trabalhar em projetos criativos, de forma independente ou com ajuda especializada.


Os workshops são também frequentes e são sempre todos tão giros e interessantes, que a dificuldade é mesmo conseguir eleger um só para fazer. Adoro o conceito e o espaço é fantástico, pelo que ando com muita vontade de começar a passar algumas horas da minha semana por aqui a trabalhar em novos projetos que aí vêm.


O workshop teve uma duração de 4h, e basicamente tivemos a oportunidade a aprender o processo todo de como criar uma peça de parede bordada em bastidor à semelhança das deliciosas peças da Sarah, os pontos utilizados e algumas técnicas super simples e originais para criar determinados efeitos.


Para minha surpresa, este tipo de bordado (ao contrário do que parece) é super simples de fazer, apenas é preciso gosto e paciência.


Não consegui terminar a minha peça toda, mas a chuvosa tarde de domingo acabou por se tornar a altura perfeita para continuar o trabalho começado, e, sem querer, acabei por reavivar a minha antiga paixão pelos bordados. Estou super entusiasmada e, decididamente,  adoro entreter-me com as cores, os desenhos e os padrões.


Se gostam deste tipo de trabalhos então têm mesmo que seguir o da Sarah Benning, que para mim, é mesmo um dos mais interessantes dentro do género.  Os desenhos dela são fantásticos, a escolha de cores perfeita e as fotos que tira para a sua conta de instagram tornam tudo ainda mais delicioso para os milhares de fãs, que como eu, a seguem diariamente.


Se ficaram com vontade de experimentar, podem sempre ir à página do Etsy da Sarah, onde ela tem à venda uma série de kits do-it-yourself não só com desenhos como também com instruções passo-a-passo sobre os pontos e técnicas utilizadas.



Imagens Homes in Colour
SaveSave
2 comentários
  1. Antes de mais as fotos que tiraste estão lindas!!
    Uma colega minha também foi a esse workshop e gostou imenso! Infelizmente eu não tive oportunidade de ir! Mas adoro o trabalho da Sarah e adoro bordados! *-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cate&Ginger!❤️ A Sarah é super simpática e tem realmente peças lindas! Eu também adoro bordados e tenho andado aqui entretida a fazer umas experiências que, se ficarem bem, hei-de partilhar por aqui. 😊Boa semana!

      Eliminar