Tapetes Beni Ourain


Não sei se já repararam, mas estes tapetes creme com desenhos e inscrições pretas geométricas vêem-se cada vez mais nas casas mais giras que se encontram no Pinterest, e são neste momento um dos meus tapetes preferidos para a casa. Por isso, resolvi pesquisar um bocadinho mais sobre eles, e hoje partilho por aqui algumas informações úteis, momeadamente a sua origem, história e onde os podem encontrar. Já agora, sabiam que se chamam Beni Ourain?



Os tapetes Beni Ourain começaram por ser feitos originalmente pelas tribos berberes beni ourain que viviam nas Montanhas Atlas, em Marrocos. E isto porque era nessa cordilheira montanhosa que se podia encontrar uma raça de ovelhas especial, mais pequenas que o normal e que produziam um tipo de lã de excelente qualidade.


Ligados à história dessas tribos nómadas, estes tapetes eram geralmente tecidos por mulheres, que eram um elemento chave no processo e que, criativamente, introduziam elementos gráficos do seu dia-a-dia no desenho dos tapetes. Assim podemos muitas vezes encontrar grafismo estilizados alusivos ao nascimento, fertilidade, natureza e feminilidade.


E como podem nas fotos, estes tapetes enquadram-se perfeitamente em interiores contemporâneos e minimalistas. Por serem totalmente feitos à mão por artesãos especializados e em lã de excelente qualidade, os preço destes tapetes não é barato. Encontrei no Etsy esta loja que faz aqueles que me parecem ser os melhores desta plataforma, e podem ver tamanhos, desenhos e valores através deste link. Também na loja portuguesa Casas com Design, encontrei uma imitação de um, que é da House Doctor, mas é igualmente giro e consideravelmente mais barato. Vejam mais informações aqui. Já conheciam estes tapetes? Quem desse lado também gosta? Se conhecem mais algum sitio onde eles se vendem cá em Portugal, partilhem nos comentários! Encontramo-nos amanhã.


Imagens Pinterest

Enviar um comentário