4 TED Talks para empreendedores criativos



Desde há uns tempos que me tornei uma fã incondicional de TED TALKS. Estas curtas palestras ricas em conhecimento e sabedoria têm sido para mim uma fonte inesgotável de aprendizagem e crescimento a muitos níveis.

Não sei se alguém desse lado partilha o mesmo entusiasmo que eu, mas de qualquer forma decidi trazer aqui 4 TED Talks que gosto bastante e que (direta ou indiretamente) se relacionam com dois temas que interesso particularmente : criatividade e empreendedorismo. Espero que vos sejam tão úteis e inspiradores como foram para mim.

SUCESS, FAILURE AND THE DRIVE TO KEEP CREATING

Indepentemente da escala (seja um micro ou grande negócio) ou propósito dos nossos projetos criativos  (tornar-se o nosso trabalho a tempo inteiro ou um complemento do nosso trabalho das 9h às 18h) a questão do sucesso ou fracasso impõe-se de forma incontornável. Por isso, este TED Talk da Elizabeth Gilbert é indispensável para quem quer aprender a lidar um pouco melhor com este binómio inerente ao trabalho criativo.


4 LESSONS ON CREATIVITY

Locutora de rádio nos Estados Unidos, Julie Burstein tem falado ao longo da sua vida profissional com alguns dos mais interessantes artistas e criativos. Neste inspirador TED Talk ela parte do trabalho de 4 deles (a premiada cineasta Mira Nair, o escritor Richard Ford, o escultor Richard Serra e o fotógrafo Joel Meyeromitz) para uma reflexão super interessante sobre criar a partir  dos desafios, das dúvidas e das perdas.


HOW GREAT LEADERS INSPIRE ACTION

Simon Sinek tem este TED Talk que adoro e que embora tenha um título aparentemente pouco relacionado com o tema que estamos aqui a falar, tem tudo a ver com ele. Baseado na premissa " People don´t buy what you make, they buy why you make", é uma palestra imperdível e que recomendo vivamente.


YOUR ELUSIVE CREATIVE GENIOUS

Por fim, regresso novamente à Elizabeth Gilbert (ela é realmente uma inspiração para mim) para um dos meus TED Talks preferidos de sempre!  

Enviar um comentário