Vem aí o Portuguese Makers Craft Week

É provável que através das redes sociais já tenham ouvido falar deste evento que vai acontecer pela primeira vez em Portugal, a Portuguese Markers Craft Week, que de uma forma pioneira vai reunir  artesãos portugueses e internacionais, designers e arquitetos, numa semana que promete ser de muita partilha, troca de conhecimentos e inspiração.

Durante 6 dias irão ser explorados 6 materiais diferentes (a cerâmica, a madeira, a pele, técnicas de printing, a cortiça e os têxteis) numa série de workshops e aulas informais com algumas das referências tanto nacionais como internacional de cada uma destas áreas. Irão ainda existir oficinas que vão permitir aos participantes pôr mãos à obra e desenvolver as suas ideias e projetos.

Instagram @portuguesemakers

Este evento irá decorrer na belíssima Casa de Santa Maria, em Cascais, de 4 a 9 de Setembro e por todos estes motivos é um evento a não perder e a seguir com todo o interesse, numa época em que estamos a assistir a uma revitalização fantástica dos crafts em Portugal.

Imagem Site Portuguese Makers

Sinto-me muito feliz por ir ter a oportunidade de seguir de perto este evento (que depois irei partilhar aqui pelo blog) e de ter entretanto ter surgido a possibilidade de fazer uma pequena entrevista informal à Ana Bruto da Costa, uma das criadoras e organizadoras do evento que partilho aqui convosco!

(Sofia)Embora as coisas estejam a mudar, parece-me que em Portugal ainda há pouco contacto, partilha, troca de conhecimentos e espírito de comunidade entre os nossos makers. Concorda?

(Ana)Desde que começámos este projeto em 2016 temos conhecido pessoas incríveis tanto em Portugal como no estrangeiro. Acreditamos que devemos contribuir de uma forma ativa para o sucesso das pessoas que nos rodeiam. Durante o tempo que vivemos fora de Portugal sentimos que existe um espírito de partilha, que acontece de uma forma muito natural. A Portuguese Makers surge precisamente por acreditarmos que há pessoas que têm um conhecimento imensurável e que, simultaneamente, desenvolveram uma capacidade ainda maior de o partilhar com os outros. Durante a Craft Week vamos reunir um conjunto de pessoas de diferentes áreas, que partilham o interesse pela produção manual e semi industrial. Estamos confiantes que esta semana irá promover o encontro de talentos, criando uma rede de contactos e estabelecendo sinergias nacionais e internacionais em diversas indústrias.

Saber divulgar, fazer o marketing e conseguir vender os seus produtos é tão importante para o artesão e designer como a criação e execução dos mesmos. No entanto, da minha experiência, vejo que esse é justamente uma das maiores dificuldades com que muitos deles se deparam. Que conselhos daria a esse nível?

É verdade, o marketing é importantíssimo para ter sucesso na divulgação do trabalho em qualquer área. Este evento pretende promover a colaboração entre os vários makers - artesãos, designers e arquitetos - porque acreditamos que juntos será mais fácil divulgar e criar valor. É importante  que os makers encontrem formas de colaboração, nomeadamente com marcas já estabelecidas no mercado. Com a Craft Week esperamos poder contribuir para a promoção do que (tão bem!) se faz em Portugal.

Quando vivi em Londres apercebi-me da força e importância que o Crafts Council lá tem. Não seria importante e interessante haver uma instituição do género em Portugal?

É engraçado a Sofia falar-nos nisso. Quando começámos a trabalhar e a montar a Portuguese Makers muitos dos amigos que temos em Londres nos sensibilizaram para essa necessidade que sentiam em relação ao mercado em Portugal. Sem dúvida nenhuma que fazem falta instituições que criem possibilidades para o conhecimento que temos acumulado em Portugal ao longo dos anos e que apoiem todos os incríveis talentos mais jovens que estão a surgir, que têm um enorme valor social, cultural e económico.

Para se participar é preciso ter alguma experiência prévia ou é aberto a qualquer pessoa?

Para participar é apenas preciso ter gosto por "fazer acontecer", é para todos os tipos de pessoas desde os apenas curiosos aos profissionais. A Portuguese Makers Craft Week é para todos os que estão apaixonados pelos materiais e pelas várias técnicas e formas de os trabalhar. Naturalmente da parte da  tarde para o trabalho de oficina as pessoas serão subdivididas  por grupos que se baseiam na sua experiência e conhecimento para que seja uma experiência que desafie e entusiasme todos.

Planos para o futuro?

Os planos para o futuro são muitos! A Portuguese Makers tem como objetivo estabelecer-se como uma marca de design internacional de referência, focada na qualidade de construção das suas peças. Valorizamos a atenção ao detalhe e o rigor da produção artesanal e semi-industrial. Esperamos ser um espaço de partilha e encontro de talentos. A Portuguese Makers não quer apenas ser uma marca de mobiliário, mas também uma marca internacional que promove a produção portuguesa e melhora as nossas casas e a vida de todos os dias.

A agora uma SURPRESA! Juntamente com a Portuguese Markers Craft Week estamos a oferecer 20% DE DESCONTO na compra de qualquer bilhete até dia 31 de Julho! Basta introduzir no formulário de registo de compra dos bilhetes aqui o código promocional "I LOVE HOMES IN COLOUR". Aproveitem e espero encontrar-vos por lá :)

Enviar um comentário