As Plantas na Arte


Apesar de pintar já não fazer parte dos meus projetos pessoais (depois de terminar a faculdade conto pelos dedos de uma mão as vezes que voltei a pegar em pincéis) continuo a ser uma atenta  e feroz apreciadora das artes plásticas. Numa altura em que cada vez mais se utilizam e valorizam os suportes digitais, tenho uma profunda admiração  (e um ligeiro e confessado sentimento de inveja) pelos artistas que fazem da pintura o seu trabalho e a sua vida.


Por ter tido um pai que tinha um talento fantástico para a pintura, as minhas paredes têm o privilégio de exibir algumas pinturas originais da sua autoria. Fora essas, não tenho mais nenhumas (apenas fotografias e prints) não só porque comprar uma pintura implica um investimento considerável, mas também porque nem sempre encontro em Portugal pinturas que aprecio verdadeiramente.

                                                                            Pintura de Elizabeth Barnett via The Design Files

No entanto, há pouco tempo descobri por acaso uma série de artistas que têm desenvolvido pinturas exatamente dentro do género que aprecio e que decididamente não me importaria de ter cá por casa. O tema transversal a todos eles são as plantas e a natureza, um dos dos meus preferidos.

Pintura de Elizabeth Barnett via The Design Files

Uma das artistas que mais gosto é justamente a Elizabeth Barnett (imagens acima) não só pela paleta de cores e pincelada que utiliza, como pelos enquadramentos que faz. Sou fã do seu trabalho e gosto muito de a acompanhar pelo Instagram aqui.

Pinturas de Leah Bartholomew via The Design Files

Logo a seguir também sou uma apreciadora das telas e das plantas mais estilizadas da artista Leah Bartholomew (imagens acima e abaixo) com a sua paleta de cores mais leve e suave. Esta artista tem loja online que poderão visitar  aqui.

                                                                                               Pinturas de Leah Bartholomew via The Design Files

E por fim, as pintura da australiana Kate Macleod também não me passaram despercebidas e adoro a mistura de técnicas e materiais que usa, e o um carácter ligeiramente inacabado que dá aos seus trabalhos. Para conhecer mais aqui.



                                                                                                         Pinturas de Kate Macleod via The Design Files
SaveSaveSaveSaveSaveSave

Enviar um comentário