Be Great, Be grateful

This journal is dedicated to the people, places and patterns that
inspire us all to live more positive and purposed lives.
We are infinitely grateful.
Patternity


Esopo, um filósofo grego, costumava dizer que a gratidão é um sinal das almas nobres. Na pressa do dia-a-dia é fácil perdermos essa consciência e esse sentimento, mas acredito que cultivá-lo é fundamental para uma vida mais positiva e feliz. Por isso decidi comprar e partilhar convosco este livro que há uns meses atrás encontrei por acaso (ou ele encontrou-me) na internet. Com o subtítulo "A Gratitude Journal for Positive Living", é uma espécie de diário pessoal com muito espaço para escrita e reflexões, acompanhado de vários pensamentos, exercícios e dicas criativas que nos ajudam a cultivar a gratidão e a incorporá-la no nosso dia-a-dia.



A gratidão é um sentimento poderoso. Muitos dos maiores mestres tanto científicos como espirituais (desde Einstein até Gandhi) consideraram a gratidão como uma das mais nobres e importantes virtudes. Estarmos concientes, sermos gratos e termos a capacidade de apreciar a vida que nos rodeia ajuda-nos definitivamente a ser mais felizes e saudáveis. Tudo flui melhor quando estamos nesse estado de espírito, e sê-lo beneficia-nos a nós e a todos aqueles que nos rodeiam.

Gratitude comes from the Latin word Gratia, meaning grace, graciousness or gratefulness. Patternity


Um dos grandes objetivos deste journal é ajudar-nos a abrandar, a estarmos mais conscientes e simplesmente cultivar a atenção e apreciação por toda a beleza que nos rodeia. Desde que comecei a fotografar sinto que naturalmente fui desenvolvendo essa atenção (talvez por isso goste tanto de fotografar), mas muitas vezes também me esqueço, por isso achei que este tipo de diário seria perfeito para me ajudar a fazê-lo.


Dos vários exercícios propostos ao longo das páginas, aqui ficam três que gosto particularmente:

1 | Procurar criativamente padrões naquilo que nos rodeia, ou seja, procurar uma ordem no (aparente) caos da vida. O objetivo? Encorajar uma forma de ver e experienciar o mundo mais positiva, estética e divertida, pois isso pode-nos levar a novas alegrias todos os dias.
From dappled bananas and turquoise stripy shutters to a cosmic constellation of bubbles that emerged in your glass overnight, inspirational everyday encounters really are everywhere. You just need to open your eyes to see them. Look closer, see more and share your own moments with us @PATTERNITY

2 | Diariamente agradecer pela oportunidade de um novo dia, de estarmos vivos e de podermos viver novas experiência. Como elas dizem:

4 of 5 smartphone users check their phones within the first 15 minutes of waking up. 80 % of those say it´s the first thing they do in the morning. Instead of racing straight into your morning routine today, try taking a few moments to fully welcome the wonder of a new day here on planet Earth (after all, it´s taken over 4,5 billion years for  us to get here.

3 | Para além do mundo exterior, há também que ir para além da superfície e prestar atenção e agradecer pelo nosso microcosmos interior: o funcionamento do nosso corpo, da nossa mente e dos nossos sentimentos. Exercício sugerido:

Today take 20 minutes to systematically say thank you to your body for all the amazing work it does for you. 

                                                                                                   Imagens Homes in Colour

Resumindo e encurtando, aqui ficam

10 STEPS TO A GRATEFUL LIVING

1.Take a moment to fully welcome the wonder of each day

2. Create space to tune in and care for your body and inner system

3. Take time to nurture your relationship with the natural world

4. Appreciate moments of awareness and clarity

5. Be curious and open to learn anew and venture into the unknown

6. Find ways to accept challenges as opportunities for personal growth

7. Remember you are part of and supported by a complex web of life

8. Tune in to the sustainability of your everyday habits and processes

9. Reconsider the things you use and often take for granted

10. Create ways to say thank you, strengthen your connections and give back

Sou uma praticante. E vocês?

Sem comentários