Abraçar as experiências criativas

Don't complain, create.
Tina Roth Eisenberg


Como seres criativos que somos, tudo o que fazemos envolve mudar e reinventar aquilo que já existe. Nunca nada é igual e cada momento é sempre uma experiência criativa. E de todas as atividades artísticas criativas que já desenvolvi e às quais já me dediquei, a cerâmica é onde mais fortemente sinto esta verdade.


Como diz Dan James, se pegarmos nos mesmos materiais, ferramentas e ambiente que pagámos há um mês, seis meses ou um ano atrás, nos sentarmos e fizermos tudo igual, não deixa de ser uma experiência nova. Não há garantias que seremos capazes de criar exatamente igual ao que já criámos, embora os fatores externos possam ser os mesmos. Por isso é que na cerâmica feita à mão temos peças únicas, irrepetíveis, sempre ligeiramente diferentes. E é esse justamente um dos seus encantos e valor.


Porque afinal, o prazer da criação vem justamente dos momentos inesperados, das pequenas reviravoltas e acidentes felizes que não estávamos à espera e que nos abrem as portas para um mundo de novas possibilidades. Ser criativo é aprender a perder o controle. Na cerâmica em particular, quem gosta de controlar tudo, nunca se dará bem ou pelo menos, andará permanentemente insatisfeito e infeliz. Em peças feitas à mão raramente as coisas saem exatamente como planeamos. E por isso é que digo muitas vezes que fazer cerâmica me tem ajudado a ser mais tolerante com as minhas imperfeições e as do mundo.


Curiosamente, muitas das minhas peças preferidas destas minhas primeiras experiências foram justamente aquelas que aconteceram por engano, por erros, por situações que não previ. Adoro experimentar técnicas e processos novos e já percebi que as novas possibilidades e ideias só aparecem quando abraçamos essas experiências criativas e as embebemos no nosso trabalho.


Estas tacinhas pretas vidradas por dentro e apenas chacotadas por fora foram o resultado de um processo muito semelhante ao que vos falei acima. Aconteceram um bocadinho por um engano e por vontade de testar umas coisas novas e acabaram por se tornar numa das minhas peças preferidas (além de que têm sido um bestseller).

Imagens Homes in Colour

Ando a trabalhar para abrir a loja online mas as coisas estão um bocadinho mais demoradas do que previ  (ando envolvida em vários projetos ao mesmo tempo, em breve conto-vos mais novidades) por isso neste momento estou a aceitar encomendas aqui pelo blog. Alguma dúvida ou questão não hesitem em enviar um email para homesincolour@gmail.com. Tenho todo o gosto em responder a todas as vossas dúvidas e questões. Se as gostariam de ver primeiro ao vivo, já sabem que as podem encontrar na ICON Shop, no Chiado. Beijinhos a até breve!
SaveSave

Enviar um comentário