As Ilustrações da Cláudia Baeta

Se puderes olhar vê. Se puderes ver, repara.
José Saramago


Na semana passada fui à ICON Shop por dois bons motivos. Por um lado ia repor algum stock das minhas peças, por outro não queria perder a oportunidade de ver a Cláudia Baeta a trabalhar ao vivo no espaço de Pop Ups da loja, onde durante uma semana esteve sentada ao estirador, com tintas e pincéis a dar vida às mais variadas espécies de peixes,  para deleite de quem quisesse ver e apreciar.


Ao olharem para as fotografias de hoje podem comprovar que não estou a exagerar quando digo que a Cláudia é uma das mais talentosas ilustradoras científicas que já conheci, com uma capacidade técnica verdadeiramente única e espetacular. 


Licenciada em Artes Plástica pela mesma Faculdade que eu (as Belas Artes), a Cláudia tem-se dedicado nos últimos anos à ilustração científica de espécies de peixes de água doce, onde se tornou sem dúvida uma especialista. Como diz a Elizabeth Gilbert: a vida tem uma regra simples e generosa: seremos cada vez melhores em tudo aquilo que praticarmos.


O rigor e a atenção minuciosa ao detalhe são palavras-chaves no seu trabalho, que implica muita investigação, leitura de artigos científicos e observação de animais vivos ou conservados em álcool, como os que a Cláudia trouxe para a exposição, emprestados pelo Museu Nacional de  História Natural.


O processo de trabalho faz-se por etapas, sendo que são sempre feitos primeiro alguns esboços que só depois de aprovados por cientistas da área se começam a transformar em desenhos finais, que podem demorar horas ou dias a concretizar.


A luz, a frescura e as cores das ilustrações da Cláudia são verdadeiramente especiais e encheram completamente de vida as paredes da ICON Shop, que já estará certamente a preparar a próxima exposição/atelier aberto.


Espero que tenham gostado de conhecer o trabalho da Cláudia (podem seguir os seus projetos aqui), e deixo-vos abaixo mais algumas fotografias que tenho a certeza que vão gostar. Até amanhã!



Imagens Homes in Colour

Enviar um comentário