Design Crush // Butterfly Chair

Imagem Entrance

Apesar da chuva intensa e do frio desconsolador que temos sentido nos últimos dias acho que é altura de começar a fazer posts um bocadinho mais primaveris por aqui. Afinal a estação mudou e acredito que num piscar de olhos os dias bons hão-de regressar e com eles a nossa vontade de fazer pequenos updates na nossa casa. E por isso o post de hoje é dedicado à famosa cadeira Butterfly, um dos ícones do design que mais gosto e que acho super original (e que provavelmente muitos de vocês já viu e conhece).

O que se calhar alguns de vocês (ainda) não sabe é que esta cadeira especial com o assento em pele (a original) e uma estrutura tubular em preto, foi desenhada em 1938 na Argentina por um conjunto de arquitetos (Antonio Bonet, Juan Kurchan e Jorge Ferrari Hardoy) que na altura estava a colaborar com o atelier do Corbusier em alguns projetos.

Imagens Pinterest

Tendo mais tarde ficado conhecida como cadeira B.K.F. (apelido dos três arquitetos),  foi desenvolvida inicialmente por eles para um projeto de apartamentos em Buenos Aires. Dois anos mais tarde, Edgar Kaufmann Jr (diretor de design do MoMA) descobre esta peça numa mostra em Nova Iorque e reconhece o seu potencial comercial, prevendo que a sua leveza, baixo custo de produção e conforto a tornariam num caso de sucesso. E não se enganou.

Imagem via Entrance

O seu design intemporal faz com que continue a ser uma cadeira super apelativa para as nossas casas de hoje e por isso mesmo várias lojas têm feito as suas próprias re-edições como por exemplo a Boa Safra e a DeBorla.

Imagem via Coco Lapin Design

Há umas semanas atrás quando fui à inauguração do novo espaço do Cantinho do Vintage  (que a propósito está espetacular) encontrei lá duas em ótimo estado e um preço bastante simpático. Não é uma cadeira que se encontre em todo o lado, mas se estivermos atentos ela vai aparecendo :)
SaveSave

Enviar um comentário