Homes in Colour

Live beautifully . Live creatively

Search

Sentir Saudades é Bom


Porque é que nos custa tanto sentir saudades? (ou mesmo admitir que temos saudades?) Porque ter saudades coloca-nos num lugar de fragilidade. O que a saudade por alguém nos diz, é que nos ligámos verdadeiramente ao outro (se calhar mais do que queríamos ou gostaríamos). E por isso, quando esse alguém não está por perto, sentimos que qualquer coisa de essencial para nós nos falta.


Quem não sente saudades é porque na verdade não se ligou a nada nem a ninguém (ou porque não consegue ou porque não quer) Se não consegue, é toda uma outra história. Se não quer, é porque provavelmente tem medo. 

Medo, porque sentir saudades de alguém significa que a nossa felicidade pode ficar  assustadoramente dependente de um outro que não apenas de nós mesmos. E se de repente o outro nos falha, ou por algum motivo desaparece, a dor que isso pode causar pode ser maior do que aquilo que achamos que conseguimos suportar.

(pequena nota: consegue-se sempre. A saudade pode doer muito, mas (felizmente) não nos mata).

Porque na verdade, o maior dos sofrimentos
é não ter por quem sentir saudades,
é passar pela vida e não viver

- A g u i n a l d o   S i l v a



A saudade está por isso intrinsecamente ligada a uma forma de amor (seja por um amigo, um familiar ,um país, um emprego).

A saudade é a prova inequívoca que alguma coisa ou alguém se tornou importante para nós. A saudade mostra-nos que tivemos a capacidade de estabelecer laços (mesmo que invisíveis).

(segunda pequena nota: criar lanços é diferente de atar nós. Um laço liga mas não prende, e facilmente pode ser desfeito. Um nó amarra e elimina uma coisa fundamental: a liberdade).

Por isso, sentir saudades é bom.
Só sente saudades quem já amou.

Fotografia & Styling Homes in Colour

Peças de Cerâmica Homes in Colour
Mini-tapete da Slow

Na equação da vida,  a parcela da saudade é diretamente proporcional à parcela do amor.

Só sente muitas saudades quem muito amou.

2 comentários

  1. Que texto lindo! Parabéns, o amor é algo mágico e que ao mesmo tempo nos liberta e nos causa medo. Acredito que o amor seja maior que qualquer coisa na vida e que nos faz pessoas melhores.
    Continuarei a amar, amor a quem eu amo e tenho saudade todos os dias.

    ResponderEliminar