Reciclar Infinitamente


O respeito pelo nosso planeta e a urgência de levarmos um estilo de vida mais sustentável é um dos temas centrais nos dias de hoje. Na edição deste mês da Vogue Portugal o tema da sustentabilidade estende-se ao longo de quase 400 páginas de papel proveniente de florestas sustentáveis. E alerta-nos que o Planeta Terra não é uma moda passageira. É uma prioridade. Porque a verdade que facilmente nos esquecemos é que não existe um planeta B.


Proteger a vida na Terra,
incluindo a nossa própria espécie,
requer uma transformação radical
em toda a sociedade.


Quando há umas semanas atrás fui a um interessante evento do IKEA em que a sustentabilidade foi o tema central, confesso que fiquei um pouco surpreendida por ter descoberto que apenas metade da população portuguesa faz separação do lixo, colocando-nos muito aquém da média europeia. Também fiquei a saber que 1/3 de toda a comida produzida é desperdiçada na cadeia alimentar. E também que apenas 3% da água do planeta é doce, pelo que reduzir o consumo é urgente.


Em questões ambientais, cada vez mais
acredito que cada gesto conta, e que
é na soma das pequenas coisas que 
podemos fazer a diferença.

\

Para as marcas que produzem bens e objetos em grande escala, este tornou-se sem dúvida um desafio e uma questão incontornável. Se os recursos do nosso planeta não são infinitos, há que tentar extrair menos e reciclar mais. E é justamente isso que a Nespresso já começou a fazer e de uma forma tão interessante e criativa que fiz questão de a partilhar aqui convosco.


Visto o alumínio ser um material infinitamente reciclável, a Nespresso associou-se à Caran d´Ache e criou uma edição especial de esferográficas hexagonais a partir das suas cápsulas de café. As cápsulas Índia foram as escolhida este ano para desenvolver o corpo da esferográfica,  cujo tom verde profundo simboliza na perfeição o conceito de desenvolvimento sustentável.



Acho esta ideia incrível e fico feliz por saber que estas duas grandes marcas internacionais se mantêm comprometidas com valores de inovação, design de qualidade e proteção do nosso ambiente.



E já que o tema de hoje é o ambiente e a sustentabilidade, aproveito para partilhar convosco alguns dos pontos que eu própria ando a trabalhar não só na minha vida diária como no trabalho, para que também eu, na minha pequena escala, possa fazer a diferença:

- Andar mais de bicicleta e menos de carro
- reciclar sempre
- desligar os aparelhos elétricos (não utilizar o stand.-by)
- desperdiçar menos comida
- tomar banhos mais pequenos
- não deixar a torneira ligada na lavagem dos dentes (utilizar um copo)
- reduzir as descargas da sanita através da colocação de uma garrafa no depósito de água
- subir a pé para casa em vez de utilizar o elevador (visto que moro num 1ºandar)
- utilizar menos plástico de bolha para acondicionar as minhas peças de cerâmica e utilizar mais papel e materiais recicláveis.

E vocês, como fazem a vossa contribuição?

Fotografia & Styling Homes in Colour

Post Relacionado


Enviar um comentário