Festa das Mesas 2019


Quando há 4 anos fui visitar pela primeira vez a Festa das Mesas no Hotel Palácio Estoril, nunca imaginei que uns anos mais tarde estariam expostas numa destas mesas peças feitas por mim. A verdade é que não podia ter ficado mais surpreendida e feliz quando recebi o simpático telefonema da Mafalda Galamas, do Atelier Decoralista, a desafiar-me justamente para isso.


O tempo era pouco e a responsabilidade muita (se as 48 peças não ficassem todas prontas e bem no dia do evento era o trabalho de outras pessoas que eu punha em causa), mas rapidamente me apercebi que era uma oportunidade que não se podia perder. E no final, tive a certeza que todas as horas intensas passadas no atelier até horas tardias valeram mesmo muito a pena. Por isso, mais uma vez, o meu sincero agradecimento à Mafalda e ao Luís Ribeiro por este convite incrível.



Para quem ainda não conhece, a  Festa das Mesas é um evento anual organizado pelo Carlos Pissarra (da Estoril for Press) que nesta altura do ano acontece no Salão Atlântico do icónico Hotel Palácio Estoril.  São convidados alguns dos nossos mais conhecidos e prestigiados designers de interiores, arquitetos e decoradores, e o desafio é decorar uma mesa subordinada a um determinado tema. 



O deste ano foi "Mesas com Arte", e as propostas foram (como sempre) bastante diversificadas e interessantes. Embora muita gente não saiba, este evento é aberto ao público, e é gratuito. A exposição decorre durante um dia, e é sempre uma boa oportunidade para nos inspirarmos e vermos coisas bonitas. Por isso, para o próximo ano, já sabem.


Além de que o hotel vale mesmo a pena uma pequena visita, nem que seja para espreitar os cenários onde foi rodado o 6º filme da saga James Bond, que teve como protagonistas o ator australiano George Lazenby e a atriz inglesa Diana Rigg.



Relativamente a esta mesa linda onde tive o privilégio de ter as minhas peças é, como já vos disse, da autoria da Mafalda Galamas e do Luís Ribeiro do Atelier Decoralista, cujo trabalho já conhecia bem e seguia nas redes sociais (por isso é que também não hesitei quando me propuseram que as minhas peças estiverem presentes). O resultado final só o vi no próprio dia da exposição e, como podem imaginar, adorei 😍


O preto, branco e dourado foi a paleta de cores escolhida para esta proposta contemporânea, requintada, sóbria e elegante, e não podia ser mais ao meu gosto (até porque  as minhas peças nunca fogem muito destas tonalidades).  O preto continua a ser tendência, e para esta época do ano é uma ótima opção em decoração.



Para além dos meus pratos e taças, esta mesa contou ainda com o apoio de vários outros parceiros que gostava também de destacar: a espetacular mesa em pedra e cortiça da Stork Composites, os arranjos florais da Liz garden, e as peças em gesso da artista Pelle by Gaipi.


Depois da exposição, o dia terminou com um jantar de gala em cada uma das mesas expostas, o que foi uma óptima oportunidade de conhecer melhor os parceiros deste projeto, e dar também a conhecer o meu próprio trabalho. (Posso partilhar que foi uma experiência única ter um grupo de 12 pessoas a jantar em pratos feitos por mim numa mesa deste requinte). 


Espero que tenham gostado do post de hoje e até breve!



Mafalda Galamas e Luís Ribeiro

Fotografias Homes in Colour

Instagram @homes_in_colour

Enviar um comentário