Tendências 2020 // Estilo Japandi


Largamente apreciado, o estilo escandinavo tornou-se nos últimos anos não só uma tendência como uma escolha na decoração de muitas casas. Os seus ambientes minimalistas, elegantes mas sempre  acolhedores cativaram várias pessoas um pouco por todo o mundo e conquistaram inúmeros fãs e seguidores.

Styling Michelle Halford - TDC |  Candeeiro de Mesa Akari, desenhado por Isamu Noguchi

No entanto, está a surgir uma nova tendência para 2020 que acho particularmente interessante e bonita: a fusão de elementos do minimalismo japonês com a simplicidade escandinava. E na verdade, estes estilos têm muito mais em comum do que à partida podemos imaginar: ambos valorizam a simplicidade e a funcionalidade; têm preferência por materiais naturais e cores mais neutras e, acima de tudo, um enorme respeito e admiração por peças artesanais.


Styling Pella Hadeby Fotografia Ragnar Omarsson

Este estilo já foi inclusive batizado de Japandi (em inglês) - resultado da junção das palavras japanese e scandinavian, e a ideia é a criação de ambientes calmos, tranquilos e esteticamente apelativos, onde as pessoas consigam efetivamente relaxar e libertar-se do stress gerado pela agitação do estilo de vida moderno. 

Styling Susanna Vento

Tons Suaves e Neutros

Com este estilo celebra-se assim o casamento entre o oriente e o ocidente, entre o hygge e o wabi-sabi. Ao branco total do estilo escandinavo adiciona-se alguns tons como os beges, cinzas e alguns toques de castanho, mais típicos da paleta de cores oriental.


Fotografias Sarah Elliot

Minimalismo e Funcionalidade

Mas mantem-se o melhor dos dois mundos: a funcionalidade e o minimalismo, tanto na decoração como nas peças usadas. Qualidade é mais importante que quantidade. Peças com bom design, de linhas direitas e depuradas são as eleitas, as quais se combinam (elegantemente) com peças por vezes mais rústicas, perfeitamente imperfeitas, feitas à mão por artesãos experientes.

Imagem via Pinterest

Elementos tradicionais japoneses

Elementos tradicionais japoneses também não podem faltar como por exemplo as lâmpadas de papel, peças em bambu, cerâmica feita à mão e tecidos em linho.

Fotografia e Produtos H&M Home


Pequenos Ramos e Plantas

Não se quer uma selva em casa, mas a influência do Zen dita que se traga um pouco do exterior para o interior.  Um pequeno ramos ou planta aqui e ali complementa a decoração de uma forma orgânica e serena. Os vasos para os colocar, em cerâmica.


Fotografia e Styling Nina Holtz

Eu pessoalmente sou uma verdadeira apreciadora deste estilo e tenho vindo a incorporar alguns dos seus princípios cá por casa.  Espero que desse lado tenham gostado. Boa  semana a todos!

Enviar um comentário