A Influência da Art Déco

Imagem Flamingo Cocktail

Tenho reparado ultimamente que a influência da Art Déco está bastante presente em muitos dos projetos que mais gosto, sigo e me inspiram, e por isso decidi trazer esse tema para o post de hoje. Numa linha mais depurada e simples que a original, a estética peculiar deste estilo de origem francesa tem sido fonte de inspiração para projetos de interiores um pouco por todo o mundo, assim como de acessórios para a casa, e foi inclusive anunciada no início deste ano como outra das tendências fortes para 2020. 

Espelho à esquerda Urban Outfitters | Papel de parede à direita da Mural Wallpapers

Quarto do Hotel Panache, Paris

Para quem não está tão familiarizado, Art Déco é um termo de origem francesa que se refere a um estilo artístico de âmbito internacional com origem na Europa no início do século XX. Teve o seu apogeu na década de 20 e foi transversal a várias artes, desde as visuais ao design de moda, passando pelo design de interiores, mobiliário e arquitetura. O nome é uma abreviação de Artes Decorativas, proveniente da Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes, realizada em Paris em 1925.

Imagem Pinterest

Essencialmente decorativa, a Art Déco representava na época o luxo, o glamour, a modernidade e a fé no progresso social e tecnológico. A sua estética visualmente rica e apelativa era marcada pelas simetrias, pela profusão de formas geométricas, pela utilização de padrões abstratos de larga escala, pelas silhuetas arredondadas, pelos espelhos, pelos dourados, cromados, mármores, superfícies lacadas. materiais exóticos, entre outros.

Look for pieces that have a bit of glam,
geometric patterns, and 
luxurious materials.
- do A L E S S A N D R A.  W O O D, Vp of Style for Modsy


                                                                                                  Imagem via Dorothee Meilichzon

Hoje em dia, aprecio-o essencialmente nas suas vertentes mais soft e depuradas, e a verdade é que há qualquer coisa na simetria, geometria e repetição que dá ordem, estrutura e calma aos espaços. Para além de um toque de requinte e elegância.

Podemos encontrar esta influência em projetos um pouco por todo o mundo, desde hotéis a pequenos cafés, em fusão com outros elementos e estilos. É o caso, por exemplo, do bonito The Calile Hotel (na Austrália) , ou do Hotel Panache, em Paris.



The Calile  Hotel,  Imagens via  Ilaria Fatone 

Para além das geometrias, dos espelhos redondos e de candeeiros esféricos em vidro, é também muito utilizado em ambientes de inspiração Art Déco mobiliário curvilíneo de dimensões grandes e formas simples, também característico desta época.Vemos muitas vezes sofás com grandes braços estofados, cadeiras de costas arredondadas, poltronas curvas e aveludadas e poufs e mesas que seguem essa estética e movimento. 


Nas nossas casas também podemos introduzir um pouco este espírito retro através da utilização de algumas peças com características semelhantes, que já conseguimos encontrar tanto em lojas físicas como online. Desde espelhos, a papel da parede, passando por cabeceiras de cama, peças de mobiliário (entre outros). Podemos conjugá-las com as que já temos e criar um estilo mais rico e verdadeiramente eclético.

Cama da Anthropologie  | Papel de Parede Zelda da Murals Wallpaper

Estante à esquerda da Crate&Kids ,  espelhos semi-redondos à direita (Imagem Pinterest)

Enviar um comentário