Shelfie Style

Fotografia e Styling Studio Mcgee

Se "shelfie" foi das palavras mais usadas no mundo da decoração em 2013, podemos dizer que ela está de volta e em força. Sem uma tradução literal para o português, a palavra shelfie surgiu para designar todas as estantes e prateleiras que devido ao estilo e atributos estéticos se tornam extremamente fotogénicas e visualmente apelativas. E a verdade é que é das imagens que mais gosto de ver e pesquisar no Pinterest e que me deixam sempre inspirada.


Fotografia e Styling Jacquelyne Clark

A palavra tem-se vindo a tornar popular nas redes sociais nos últimos anos, e a hashtag #shelfie conta já com mais de 2 milhões de utilizações no Instagram e oferece uma boa dose de inspiração e ideias a quem gosta do tema e quer tirar algumas ideias. Além de que fazer um restyling às nossas prateleiras pode ser uma boa forma de dar um novo look a uma zona ou divisão da casa.

Seja de uma forma funcional ou simplesmente como display das nossas peças e objetos preferidos, aqui ficam algumas ideias e sugestões para. as tornar mais bonitas e com estilo. 

Imagem Pinterest

1 | Escolher uma paleta de cores harmoniosa e coesa e não fazer grandes variações cromáticas. Ou em tons terra, ou em pretos e brancos ou em tons nude, estas são três das minhas opções preferidas. (pequeno truque: se as lombadas dos livros e revistas fazem muito ruído visual, podemos sempre virá-las ao contrário).

                                                               Fotografia e Styling The Design Chaser

Fotografia e Styling Coco Lapin Design

2 | Esquecer a simetria e alternar alturas, formas e direções para criar dinamismo e interesse visual. Se alguns objetos são demasiado altos ou demasiado baixos para as prateleiras, criar diferentes camadas e empilhar é uma das opções mais giras. Pode-se utilizar livros, caixas ou outros objetos para elevar peças mais pequenas ou colocar horizontalmente elementos mais altos, conjugando verticais com horizontais. Colocar alguns objetos à frente de outros ajuda também a criar profundidade, que é outro elemento importante.


Fotografia e Styling Alma Arrieta

3 |  Diversificar e incorporar elementos naturais com outros de diferentes formas e texturas. Os verdes não podem faltar através de plantas, cactos ou suculentas, e o ideal é misturá-los com peças em cerâmica, caixas de diferentes materiais, tabuleiros em madeira, taças, quadros e molduras,  tudo contribui para  enriquecer o cenário e dar mais vida.

Fotografia e Styling Studio Mcgee

4 | Trabalhar com números ímpares (deixar uma peça isolada para dar destaque) ou fazer conjuntos de três, cinco ou sete elementos) ajuda a criar equilíbrio e interesse visual.

Imagem Pinterest

5 |  Por último, acrescentar uma pequena peça de arte, como uma ilustração, um pequeno quadro ou uma fotografia preferida pode dar o toque final.

Fotografia e Stying Coco Lapin Design

Fotografia Pinterest

Enviar um comentário