Os ramos da KcKliKO


Há ramos de flores bonitos e... depois há os da Kckliko.  Quando no fim de semana passado fui até à pop-up store da Casa C´Alma (revejam o post aqui) uma das primeiras coisas que me chamou a atenção quando entrei foi um espetacular ramo de flores em cima da bonita mesa de jantar da sala. Com uma invulgar variedade de flores e plantas, o ramo enchia a sala e não passava despercebido nem à pessoa mais desatenta. Encostado à jarra, um pequeno e elegante cartão de visita dizia KcKliko, pelo que quando ao final do dia regressei a casa não resisti em ir dar uma espreitadela ao site dos criadores de um dos ramos de flores mais bonitos com que me cruzei nos últimos tempos.


Assim descobri a Kckliko, e descobri que é uma pequena empresa familiar constituída pela Albane, o Luís e a sua querida filha Violetta, e que juntos pesquisam, escolhem e recolhem as espécie que constituem os seus bonitos arranjos.

Juntos, fazemos grandes passeios na natureza e exploramos a cidade invadida por plantas. Acreditamos que não existem ervas daninhas e que todos os vegetais têm a sua beleza. Comovemo-nos com as plantas rebeldes que despontam por entre o cimento.



Inspirados pelas estações, a Kckliko constrói bonitos ramos de flores espontâneos e bravios que para mim são autênticas obras de arte tanto na conjugação cromática como formal. É nos jardins particulares e pequenas hortas urbanas que encontram muitas vezes as flores para os seus ramos mas:

...é nos terrenos abandonados ou nas bermas de caminhos, onde a natureza cria os seus jardins involuntários, que encontramos os nossos mais belos tesouros. Temos uma especial admiração pelas espécies ruderais, insólitas e singelas, que tanto apreciam as perturbações introduzidas pelo homem apesar desse afeto nem sempre ser recíproco.


Ricos em espécies diferentes, flores grandes são misturadas com pequenas, as flores de cultivo com as silvestres, as flores abertas com flores em botão, tudo isto em combinações de cores ricas e originais. Muitas vezes as flores vêm carregadas com as suas sementes, o que permite ao ramo continuar a crescer e evoluir, se os seus donos as plantarem.


Sendo o planeta Terra um grande jardim sem sebes nem paredes (mas finito) é com todo o cuidado que a Kckliko  colhe as suas plantas e flores, praticando também a compostagem.


De forma a reduzir o impacto na natureza, todos os ramos são feitos por encomenda através desta página, sendo o trabalho e distribuição feito essencialmente por Lisboa. Obrigada KcKliko por semearem beleza pelo mundo que nos rodeia!




Imagens Kckliko

Sem comentários