Um pouco da minha história

Por vezes os caminhos errados, levam-nos aos sítios certos.
do filme indiano "A Lancheira"

Imagem Homes in Colour

Não sei se já vos aconteceu olhar para trás e ter uma clara consciência que determinado acontecimento ou situação mudou por completo o curso da vossa vida. Eu por acaso tenho um bem marcado na minha, que digo muitas vezes que foi o mudar de página para uma nova fase da minha vida. Aconteceu de uma forma totalmente inesperada, e fez-me descobrir a grande paixão que hoje tenho pela decoração, tecidos e padrões. E tem justamente a ver com a pessoa que desenhou o padrão da  almofada acima, que se chama Margo Selby, e que é uma designer inglesa de têxteis para decoração e acessórios de moda, em cujo atelier, situado no centro de Londres, tive a sorte de ir trabalhar em 2009.

Coleção desenhada por Margo Selby para a Osborne & Litte, disponível na Pedroso&Osório

Mas comecemos pelo princípio. Ao contrário do que possam pensar, numa fui desde a adolescência  uma apaixonada por decoração (na verdade era até bastante desorganizada e caótica no meu quarto) Gostava mais de arte. E justamente por gostar tanto de tintas, cores e texturas, acabei por ir tirar o curso de Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes em Lisboa. 

No último ano do curso, comecei a trabalhar como Monitora no Serviço Educativo do Museu Berardo (no CCB) mas aos poucos comecei-me a fartar e a pensar que fazer visitas guiadas em exposições não era o trabalho que queria fazer o resto da minha vida.

                                          Coleção desenhada por Margo Selby para a Osborne & Litte, disponível na Pedroso&Osório

O problema é que com um curso de Artes Plásticas nas mãos vi-me ligeiramente limitada, pois havia uma série de coisas que não dominava, e comecei-me a aperceber que não tinha muitas opções (foi na altura que dei por mim tremendamente arrependida de ter tirado o curso que tirei).

Foi aí que comecei a pensar que se calhar gostaria de ser designer gráfica. E assim, no Verão de 2008, em férias com os meus primos que trabalhavam em Londres, a Sarah (a mulher do meu primo) convidou-me para ir fazer um estágio na empresa de design onde ela trabalhava, a Lewis Moberly, para ver se gostava mesmo de design antes de me aventurar por essa área nova. E assim foi, comprei bilhete de ida e volta com o plano de ficar uma semana na capital inglesa.

                                   Coleção desenhada por Margo Selby para a Osborne & Litte, disponível na Pedroso&Osório

Ao contrario do que alguma vez imaginei (pois eu ligeiramente tímida e  um pouco agarrada à minha vida familiar) já não apanhei o voo de regresso e adaptei-me de uma uma forma incrivelmente fácil e rápida à vida agitada da capital inglesa. Uma semana depois d ter chegado, pedi para continuar a estagiar mais um tempo na empresa (ao qual me disseram que sim) e dei por mim completamente apaixonada pela minha nova vida naquela cidade fascinante. 

No entanto, parece que a vida ainda tinha outros planos para mim.

                                       Coleção desenhada por Margo Selby para a Osborne & Litte, disponível na Pedroso&Osório

E de um dia para o outro a minha vida deu uma nova reviravolta. 

A minha prima Sarah (que tem imenso bom gosto e uma casa super bonita) pediu-me se eu lhe podia fazer o favor de lhe ir buscar uma almofada que tinha encomendado numa loja ali perto, chamada Margo Selby

Eu, que gostava de andar sempre a passear de um lado para o outro (na altura fiquei a conhecer melhor Londres que Lisboa) disse logo que sim, e no momento que entrei na loja/atelier/galeria da Margo Selby fiquei com os olhos a brilhar e completamente vidrados nas suas peças, tecidos, almofadas, mantas, papel de parede, lenços, e afins. Nesse dia fui para casa com o coração a bater mais rápido e a sentir que tinha finalmente encontrado uma coisa que adorava ainda mais do que design gráfico: padrões, tecidos e decoração.

                                        Coleção desenhada por Margo Selby para a Osborne & Litte, disponível na Pedroso&Osório

Decidi então ir tirar um curso pós laboral de design têxtil no Saint Martins Collage of Art and Design, e em Janeiro de 2009 apareci na loja da Margo Selby a perguntar se ela por acaso não se importaria de me aceitar para um estágio, visto que era completamente fã do seu trabalho (e ainda sou) e que gostaria muito de aprender mais. 

Para meu grande espanto, ela disse que sim (na altura em Londres esta prática era bastante comum) e comecei assim o ano mais entusiasmante do ponto de vista profissional da minha vida. Aprendi imenso, desde costurar, desenhar padrões nos programas de computador, tirar fotografias às peças e colocar na loja online, participar em feiras para profissionais do setor, entre muitas outras coisas.

                                    Coleção desenhada por Margo Selby para a Osborne & Litte, disponível na Pedroso&Osório

Quis o destino que eu ficasse mesmo algum tempo pelo atelier da Margo, e em Março desse mesmo ano a Direção geral das Artes lançou um programa de bolsas para portugueses terem experiências profissionais no estrangeiro. E eu, mesmo tendo apresentado a minha candidatura no ultimo dia, fui selecionada, e ao abrigo deste programa acabei por ficar um total de 1 ano e uns meses a trabalhar lá. E foi uma experiência verdadeiramente enriquecedora que me transformou a muitos níveis.

Quando uns tempos depois regressei a Portugal, a minha cabeça fervilhava de ideias e projetos, e comecei a fazer as minhas primeiras experiências, a desenhar os primeiros padrões e a vender os meus primeiros produtos em lojas e feiras.. Criei este blog (para me ir inspirando a mim e aos outros),e hoje, para além de trabalhos de design gráfico, faço ainda gestão de redes sociais, alguns trabalhos de fotografia, e desenho tapetes para uma empresa (e adoro). Se me acompanham por aqui devem saber que também tenho outra paixão mais ou menos recente (a cerâmica) que ando a explorar e desenvolver  e que em breve hei-de partilhar por aqui.

E aqui fica um pouco da minha história, para que desse lado também me possam conhecer um pouco melhor e consigam entender o que me motiva no meu trabalho e no meu blog. É a prova de que muitas vezes os caminhos errados levam-nos, efetivamente, aos sítios certos.
SaveSaveSaveSave
2 comentários
  1. Adorei encontrar este blog e ler a tua história. Deveras inspiradora! Um beijinho de Braga :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gina, que bom saber ❤️😊 Muito obrigada! Beijinhos

      Eliminar