Siba Sahabi


Filha de pai iraniano e mãe alemã, Siba Sahabi tem nome persa. Conheci o trabalho desta artista que tanto admiro quando estava a viver em Londres (em 2010) e desde então tenho seguindo e acompanhado os seus projetos com curiosidade e interesse.



Trabalhando sobre a influência do médio-oriente na Europa, as suas peças decorativas têm um carácter quase museológico. Elegantes e delicadamente feitos à mão, os seus vasos são as suas peças mas icónicas, e relacionam-se com a invenção da roda de oleiro, que se diz ter acontecido por volta de 4500 a.C na antiga Mesopotâmia, e introduzido na Europa em 2200 a.C. 


Numa alusão a esse processo, Siba utiliza feltro e papel em vez de barro e, lentamente e em camadas, constrói as suas peças, que para além dos vasos ainda podem ainda ser bules, castiçais e candeeiros. Como ela diz, admira tudo o que é craft porque a imperfeição dos objetos produzidos à mão dá a cada peça uma personalidade singular.


Viajar, ler ou a visitar um museu são as formas através das quais Siba se inspira. Quando encontra uma história que desperta a sua imaginação, dá a ela própria permissão para trabalhar com os materiais mais históricos e só depois os traduz para um design contemporâneo.


Adoro a calma das suas peças e, acima de tudo, as fotografias dos ambientes que cria, quase cinematográficos. Uma lufada de inspiração antes de terminar a semana!




Imagens Siba Sahabi e Pinterest

Enviar um comentário