Praias bonitas

amor é mar
por isso não me contento com quem
apenas quer molhar os pés
Zack Magiezi


Todos os anos, desde pequena, que o Algarve é um dos destinos obrigatórios nas minhas férias. Pelo facto da minha família ser algarvia (por parte de pai) tenho lá casa e tudo me é bastante familiar e querido. É como uma segunda casa. Por isso férias não são férias se não passar uns dias a sul. 

No entanto, há algumas zonas no Algarve que ainda desconheço e por isso este ano virámos o leme para o barlavento algarvio e fomos explorar umas praias que que ainda agora me estou a perguntar porque é que ainda não tinha conhecido. Sempre ouvi a minha mãe dizer que as praias mais bonitas ficavam deste lado do Algarve e sim, confirma-se. Encontrámos praias quase paradisíacas e cenários verdadeiramente deslumbrantes. E ao que parece, uma das praias mais bonita do mundo (segundo a CNN) encontra-se por aqui, sabiam?


Praia de Albandeira, Praia do Carvalho, Praia do Benagil e praia da Marinha, foram as quatro que fomos conhecer num dia e que apesar de um pouco lotadas de gente, não deixaram de nos maravilhar com as suas águas transparentes (apesar de um pouco frias), areais pequenos e acolhedores e falésias de cortar a respiração.


Todas elas têm nesta altura do ano muitos turistas por isso, para quem detesta não ter espaço à vontade para colocar a toalha, não recomendo que as vá visitar em Agosto. Eu pessoalmente também não gosto muito, por isso mesmo acabámos por saltitar num só dia entre estas 4 praias, dando um mergulho refrescante em cada uma delas, sem pousar a toalha por muito tempo.


A Praia de Albandeira foi de todas a que mais gostei, mas é a Praia da Marinha que tem mais popularidade e aclamada beleza. A CNN elegeu-a inclusive como uma das 20 praias mais bonitas do mundo (na categoria de praias com penhascos) e as águas verde-esmeralda (ideais para snorkeling) rodeadas de falésias imponentes fazem dela uma praia verdadeiramente atraente.


Ao pôr do sol visitámos a Praia do Benagil e acabámos por ir fazer um passeio de barco por aquelas que são consideradas as mais belas grutas marinhas da Europa. Nesta altura do ano estes passeios também são bastante concorridos, pelo que convém marcar logo de manhã ou de um dia para o outro (nós tivemos sorte e apanhámos uma vaga por acaso).


É uma forma única de desfrutar da linha costeira de Benagil, que ao pôr do sol é ainda mais bonita e mágica, em tons amarelo e dourado. Destas formações rochosas, a mais conhecida é a do Algar do Benagil, uma cavidade espetacular formada na rocha pela erosão do vento e da água. A minha foto (abaixo à esquerda) não faz jus ao local, pelo que recomendo que vejam umas bem mais bonitas aqui.


Quem é que desse lado já conhecia estas praias? Se ainda não, aqui fica a dica.
Boas férias para quem ainda anda a passear e descansar! Espero que tenham gostado das sugestões.


Imagens Homes in Colour
SaveSave
2 comentários
  1. Que praias lindas! Adoro fazer snorkeling e já me estou a imaginar aí! :)
    Eu conheço muito pouco do Algarve, com muita pena minha. Como costuma encher muito no Verão, acabo por "fugir" para outros destinos. Mas o teu post aguçou-me a vontade de lá ir!
    Obrigada pela partilha. Adorei o que escreveste!

    Beijinhos
    Maria
    Words of Mary

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Maria João! Fico muito feliz por saber :) A confusão também me aborrece por vezes um pouco, mas outras pequenas coisas acabam por compensar. Um dia tens que ir explorar o Algarve um bocadinho melhor, vale a pena! Beijinhos

      Eliminar