Dias Criativos no Portuguese Makers



A semana passada foi uma semana em grande. Tive a feliz oportunidade de estar presente nalguns dos dias de um dos eventos mais interessantes a que fui nos últimos meses, o Portuguese Makers Craft Week, e saí de lá com as melhores recordações possíveis. Não só porque o evento em si foi mesmo interessante, como o local escolhido foi maravilhoso e super inspirador, e acima de tudo porque tive a sorte de me cruzar e conhecer pessoas fantásticas. Aproveito para dar novamente os meus parabéns à organização do evento por toda a dedicação, empenho e generosidade!


Um dos aspetos mais deliciosos deste evento foi o local onde decorreu: a Casa de Santa Maria em Cascais, conhecem? Mesmo ao lado do bonito Farol de Santa Marta, esta casa apalaçada data do inicio do século XX e é uma das obras mais emblemáticas do arquiteto Raul Lino, uma personalidade única no que se refere ao panorama das artes em Portugal.


Já agora para quem não sabe, a casa é visitável e costuma acolher regularmente conferências, apresentações de livros, workshops diversos, exposições temporárias e cursos livres. Quando um dia passarem por Cascais façam uma visita que vale a pena!


A semana começou da melhor maneira, com um dia dedicado à cerâmica, que contou com a presença da ceramista Cecile Mestelan, da Olho Cerâmica. Numa apresentação simples e informal, mostrou-nos o seu trabalho (que fiquei a gostar bastante) que se caracteriza por uma linha geométrica e minimalista, e no do qual se destaca a sua parceria com a Vista Alegre (imagem abaixo).

Imagem Cecile Mestelan

Não me foi possível estar presente na parte da tarde (pelo que não cheguei a pôr as mãos na massa), mas da parte da manhã fizemos algumas dobragens em papel e uma das coisas mais interessantes que aprendi e que estou desejosa de experimentar é que se pode mergulhar qualquer forma de papel em porcelana e levá-lo a cozer ao forno. O papel queima e a porcelana fica com a forma que tínhamos feito em papel, uau!


O Dia do Papel foi outro dos dia mais giros para mim. Não só porque o papel é outro dos materiais que adoro, mas porque tive a oportunidade de conhecer de perto a Clara von Zweigbergk, uma referência no design contemporâneo, cujo trabalho conta com parcerias com grandes marcas como a Hay, a Nike, Louis Poulsen, entre muitas outras. Conheçam alguns dos seus trabalhos nas imagens abaixo.


Imagens via Clara von Zweigbergk

Adoro o seu trabalho, tanto o lado estético como o conceptual, e a Clara é mesmo uma simpatia. Ensinou-nos várias técnicas de dobragem de papel e da parte da tarde desafiou-nos a criar tridimensionalmente as letras da frase "Portuguese Makers". Foi uma animação e uma tarde bastante criativa! Partilho aqui algumas das imagens daquele que foi um dos dias mais concorridos no Portuguese Makers.









Imagens Homes in Colour (excepto as creditadas)

To be continued...

Enviar um comentário