Nada se perde, tudo se transforma


Na semana passada, num dia maravilhosos de sol e calor, fui até ao centro histórico da simpática vila da Parede conhecer mais de perto o atelier Respiga, mais um projeto português que merecia sem dúvida um destaque aqui pelo blog. Criada por uma dupla de arquitetos, o Rui e a Cláudia, a Respiga é um projeto onde se produzem peças de mobiliário através da reutilização de materiais, principalmente madeiras, resultantes de demolição ou reabilitação de edifícios, passando por materiais encontrados no lixo das cidades, campo ou praias.


O nome da marca faz jus ao verbo (respigar) pois uma da atividades-chaves aqui é mesmo a recolha, transporte e armazenamento de materiais sem uso e abandonados, aos quais (com todo o cuidado, paciência, arte e engenho) é injetada uma nova vida. Ou seja, na Respiga faz-se upcycling de peças e matérias primas para se criar novos objetos. Nada se perde, tudo se transforma.


Essencialmente de mobiliário, as peças da Respiga são por isso únicas, irrepetíveis e têm sempre um toque de originalidade e bom gosto próprio daqueles que se vê que percebem de design. A propósito, não acham deliciosa a cadeira "Virgolina"? (imagens acima) É um dos mais recentes trabalhos da Respiga e eu adoro-a!...


Aparadores, cómodas, estantes, cadeiras e cadeirões são algumas das peças que fazem parte do seu portfolio, (feitas muitas vezes por encomenda) onde um dos elementos característicos é a mistura e cruzamento de diferentes madeiras (que imprimem grande riqueza visual), onde se destacam, por exemplo, o pinho, mogno e outras madeiras exóticas.

Cómoda Diamantino | Imagens Respiga

Situado no centro histórico e comercial da Parede, o atelier da Respiga está inserido num edifício de meados do séc. XIX que se encontrava praticamente em ruína e que também foi reabilitado e respigado por esta dupla de criativos.


Hoje em dia a Respiga está à procura de outros "respigadores" que queiram partilhar este espaço fantástico, num ambiente de partilha de experiência e conhecimentos. Se têm o bichinho pela artes manuais e procuram de um espaço super agradável para trabalhar, é só entrar em contacto aqui.


Espero que tenham gostado de conhecer a Respiga tanto quanto eu, e não deixam de acompanhar as novidades e os seus projetos criativos por aqui.


Cadeirão Tarquínio | Imagens Respiga




 Aparador Ambrósio | Imagens Respiga


Cadeirão Quitéria | Imagens Respiga

Imagem Respiga

Imagens Homes in Colour (excepto as creditadas)
2 comentários