Sustain your Business


Criar uma marca e ter um pequeno negócio meu não fui durante muitos anos um objetivo pessoal. Na verdade, apesar de ter estudado na Faculdade de Belas Artes nunca fui nem nunca me senti uma verdadeira artista (ainda hoje não o sinto, mas isso seria outra conversa)  e como já uma vez partilhei publicamente numa entrevista eu não era propriamente dotada para o desenho e para a pintura mais académica que nos foi durante um tempo exigido nas Belas Artes. Mas acho que era criativa, era bastante curiosa e tinha acima de tudo uma enorme vontade e necessidade de explorar e criar coisas novas.


Lembro-me de me sentir frequentemente insatisfeita com a maior parte dos trabalhos que fazia e de ter começado a nascer dentro de mim uma vontade irresistível de fazer qualquer coisa minha quando estava a viver em Londres emersa num ambiente profundamente criativo e dinâmico. Estávamos em 2010.


Desde então até hoje a minha vida deu inúmeras reviravoltas e envolvi-me em vários projetos que apesar de não terem tido o sucesso que na altura procurava (e que precisava para os manter) deram-me experiência e uma grande aprendizagem a vários níveis que no fundo permitiram e possibilitaram que hoje esteja a conseguir avançar lentamente mas com sucesso no meu projeto de cerâmica e daqui do blog. Mas sei que nestes 8 anos perdi acima de tudo imenso tempo e também mais dinheiro do que gostaria. 


E olhando para trás sei que um dos grandes motivos foi uma enorme falta de experiência da área dos negócios, zero conhecimentos de marketing, incapacidade de criar uma marca forte, não saber fotografar bem os produtos e também não os saber bem comunicar (entre muitas outras coisas). Porque isto de ter um negócio e criar uma marca (seja ela micro ou macro) pode ser extremamente sedutor mas é também extremamente difícil pois é necessário dominar muitas áreas ao mesmo tempo.


E por isso hoje venho-vos falar da Sustain, um projeto que me parece super interessante e pertinente nos dias de hoje face à quantidade de micro-projetos criativos que todos os dias estão a surgir. Nascida recentemente pelas mãos de três empreendedoras criativas que já têm elas próprias os seus negócios e marcas, estão mais que aptas para dar todo o apoio e consultoria a pequenos negócios sustentáveis, ajudando-os a crescer através da criação de bom conteúdo, uma ótima imagem e estratégias de marketing.


Só para terem um vislumbre do seu nível de qualidade e profissionalismo é só olhar para as fotos que acompanham este post e que foram todas pensadas,  criadas e tiradas por elas, e que me deixaram profundamente orgulhosa por terem decidido escolher as minhas peças de cerâmica para fazer parte desta sessão  tão bonita e inspiradora.


Podem seguir a Sustain no Instagram e saber todas as informações que precisam no seu site aqui. Tenho a certeza que vos poderá ser útil. Boa semana a todos!


Fotografia e Styling Sustain

Peças de cerâmica Homes in Colour