Tendência // Plantas & Flores Secas

Fotografias e Interiores de Justine Celina

As flores e plantas secas têm invadido as contas mais bonitas de Instagram e de Pinterest que sigo. É uma tendência no momento, e embora ainda não tenha conseguido ter tempo para fazer um arranjo bonito  com algumas que apanhei na altura do Natal num passeio que fiz por Sintra, deixo-vos uma série de imagens bonitas para inspiração (assim como algumas dicas). Espero que gostem.

Imagens via Elle Interieur

Fotografia via Decor8

Umas das que mais se vêm e utilizam neste momento são estas plumas chamadas ervas-das-pampas, que na verdade se apanham com alguma facilidade em Portugal, principalmente na beira das estradas. Esta espécie selvagem é originária da região das Pampas (que abrange partes da Argentina, Uruguai e sul do Brasil) e foi introduzida como planta ornamental um pouco por todo o mundo.

Fotografias e Interiores de Justine Celina

O seu crescimento fácil e rápido fez com que ela se tenha tonado uma espécie invasora no nosso país e a sua propagação está a tentar ser controlada, por roubar espaço e recursos a outras espécies, segundo os especialistas. No entanto, podemos sempre aproveitar e trazer umas para casa para decorar. Ficam super bonitas, não precisam de água nem de manutenção e duram uma eternidade. Podem utilizá-las sozinhas numa jarra ou misturar com outras espécies. Se preferirem comprar online, podem encontrar, por exemplo, aqui.

Aproveito para partilhar convosco duas dicas interessantes que aprendi há pouco tempo para as manter mais bonitas e farfalhudas por mais tempo: dar-lhes um bocado de calor quente com o secador de cabelo depois borrifá-las com um pouco de laca. Experimentei cá por casa e resultou.

Fotografia e Styling My Little Fabric

Secar as nossas próprias flores em casa pode ser uma atividade tão relaxante quanto bonita e interessante. Não sendo uma expert nesta área, a forma como tenho secado algumas é muito simples: amarro-as com um fio e penduro-as de cabeça para baixo num local escuro e seco, neste caso, a minha despensa. Ficam lá umas semanas e estão prontas a ser utilizadas.

                                                                         Fotografia e Styling My Little Fabric

O facto de estarem secas torna-as um pouco mais frágeis, pelo que é preciso algum cuidado no seu manuseamento para não as estragar. Mas são ótimas para fazer styling e fazem também decorações bonitas para a mesa, como nesta proposta da My Little Fabric que adoro. Colocá-las em pequenos vasos vintage dá o toque final. Vejam mais imagens deste projeto aqui.


Imagens Pinterest

Folhas de palmeira seca, disponível aqui

Para além de decorarem jarras e mesas, também nas paredes as flores e plantas secas podem fazer um brilharete. Desde a época do Natal que os meus olhos se regalam com coroas de flores, e acho que continuam a ser uma solução decorativa bonita mesmo depois da época festiva terminar.


Descobri recentemente no Instagram estas da imagem acima e acho-as lindas. São do Atelier Lonicera e só é pena que estejam todas esgotadas online. No entanto, não deixam de ser uma boa fonte de inspiração. Vejam mais aqui.

Boa semana a todos!

Enviar um comentário