Casa da Grená


Lembram-se do post que fiz sobre as fotografias de 
palácios abandonados, tiradas pela artista e escritora Mirna Pavlovic? Gostei imenso de o fazer pois fez-me lembrar um palacete que eu própria encontrei e fotografei este Verão, enquanto andava a passear pelos Açores. O meu não é tão espetacular, mas adorei fotografa-lo na mesma e partilho-o agora convosco.
Chama-se Casa da Grená e encontrei-o quando descia o maravilhoso trilho da Lagoa da Furnas, no meio de grandiosas criptomérias e de uma vegetação densa e húmida. Pelo que li, parece que este palacete abandonado já terá sido um das propriedades mais bonitas das Furnas. A sua construção teve início no século XIX por um turista inglês que adquiriu todos os terrenos à volta para a construção de uma casa de Verão.


Em 1987 foi adquirido pelo Estado Português mas por vários motivos aos quais estou alheia, acabou por cair em esquecimento e abandono. Tenho imensa pena que se encontre neste estado pois acredito que tenha sido lindo, mas não consigo deixar de o achar espetacular na mesma. Gosto desta materialização da passagem do tempo que lhe confere uma poética única e especial. Quem é que também conhece?




Imagens Homes in Colour
SaveSave

Sem comentários