Para um blog melhor

Creativity is not a talent.
It is a way of operating.
John Cleese


Tendo eu este blog há quase 3 anos uma das coisas que mais gosto de ler é justamente sobre estratégias e dicas para melhorar blogs.  E se este é um tema amplamente falado pela internet e há imensas sugestões disponíveis pelo mundo digital, o Darren Rowse (autor do Problogger) continua a ser para mim um dos melhores e mais interessantes. Por isso, partilho hoje aqui convosco alguns dos seus ensinamentos (que eu própria também tenho tentado pôr em prática) para desenvolver um blog melhor.

1|  Blog about your passion, with passion

Acredito que para se ter um blog não é necessário dominar um tema, mas é necessário ser-se apaixonado por um tema. Gostar profundamente de um determinado assunto (seja viagens, culinária, moda, decoração, etc..) é aquilo que nos permite, dia após dia, ano após ano, não só não perder o interesse e querer sempre continuar mas, acima de tudo, passar o entusiasmo aos outros. A paixão transmite-se e acredito que quem lê a sente. Como diz Robert Frost "No tears in the writer no tears in the reader; no surprise in the writer, no surprise in the reader."

2|  Focus on storytelling, no matter the topic

O storytelling é talvez umas das ferramentas mais fortes de marketing, pois tem-se chegado à conclusão que é uma das formas mais poderosas de criar ligações emocionais com as pessoas. Ao partilharmos as nossas histórias com quem nos lê, criamos conteúdo mais real e emocional ao qual as pessoas se podem ligar e identificar. Além de que as nossas histórias, como são sempre únicas e pessoais, permitem-nos criar conteúdo diferente e original.

3|  Build community

Esta é talvez a parte a que todos os que têm um blog aspiram, e talvez a mais difícil de se conseguir. No entanto, criar uma comunidade de pessoas que partilham os nossos interesses e se interessam pelo conteúdos que criamos é talvez um dos desafios mais interessantes. 

Darren Rowse diz que gostamos de nos ligar a pessoas com os mesmos interesses e que gostamos do sentimento de fazermos parte de uma comunidade. Sendo que ele sugere que se dê aos leitores a oportunidade de serem também co-criadores do blog através da suas perguntas, comentários e interação, e não apenas  consumidores passivos da informação. Por isso, aqui faço hoje o meu incentivo e apelo a quem está desse lado. Façam os vossos comentários, coloquem as vossas questões, partilhem a vossa visão. Tenho todo o gosto que também se sintam criadores neste espaço, que é tanto meu como vosso.



4|  Create inspirational content

As pessoas gostam de se sentir inspiradas e na verdade todos precisamos de um pouco de inspiração. Eu própria sou altamente dependente de livros, revistas, arte, exposições, viagens e afins para me sentir constantemente inspirada e motivada. E o que é conteúdo inspirador? É aquele que leva as pessoas a sonhar, a ter uma visão nova do futuro, que as incentiva a concretizar os seus sonhos e potencial, numa palavra, que as leva a agir. E podem ser pequenas ações como uma pequena remodelação numa zona da casa, ir experimentar um restaurante novo, despertar a vontade de começar um hobbie ou projeto. É dar e partilhar uma fatia de sonho. (a propósito, (re)vejam aqui o post sobre 10 boas razões para se começar um blog).

5|  Be personal

Este é, curiosamente, um dos pontos que mais tenho tentado melhorar por aqui, pois durante bastante tempo foi um dos mais difíceis para mim. Sei que para nos ligarmos mais a quem nos lê este é um aspeto fundamental, mas que não sei bem porquê, sempre me custou. 

Tinha dificuldade em expôr-me, e confesso que um lado de mim sempre teve receio de o fazer. No entanto, tenho vindo a descobrir (com bastante alegria) que é possível sermos pessoais sem expormos totalmente a nossa vida pessoal, e é o que tenho tentado fazer quando partilho posts em que falo mais de sentimentos do que de objetos, de experiências mais do que de projetos de decoração.


Imagens Homes in Colour
6|  Be playful

Este é um ponto em falha por aqui (o meu namorado, por exemplo, está sempre a dizer que o meu blog é demasiado sério) por isso hei-de começar a pensar nisto com calma e em formas de entreter de uma maneira mais leve e divertida.

7|  Write content that changes lifes and makes a world a better place

Por fim, esta é a sugestão mais desafiante. Perguntaram uma vez à Holly Becker o que é que ela gostaria que as pessoas sentissem quando entrassem no seu blog, ao que ela respondeu "I hope that  my blog feels like a sunny and happy place where people feel joy and happiness". E ela sem dúvida que o consegue, e acredito que isso, nem que seja por breves instantes, transforme a vida da pessoas. 

E como um mundo melhor passa por pessoas mais felizes, o blog da Holly está no caminho certo, e é um exemplo a seguir. Por isso, criar sempre conteúdo de boa qualidade que inspire, ensine ou entretenha as pessoas da forma melhor e mais interessante possível deve ser sempre o grande objetivo de quem anda nestas andanças. Acredito que assim, mesmo que de uma forma ínfima, podemos contribuir para um mundo melhor.

Enviar um comentário