Dia dos Têxteis no Portuguese Makers


O Dia dos Têxteis  era outro dos mais aguardados por mim no Portuguese Makers não só pela minha ligação aos têxteis, como pela oportunidade de conhecer pessoalmente duas artistas cujo trabalho acompanho e admiro bastante: a Rita Sevilha, da Weaving, e a Diana Meneses Cunha, da Oficina 166.  Ambas foram as autoras dos workshops da parte da tarde, daquele que foi um dos dias mais coloridos no Portuguese Makers.


A manhã começou com a apresentação de um designer português que não conhecia bem, o Miguel Vieira Baptista, que tem um trabalho bastante interessante e reconhecido além fronteiras. Para além de desenvolver projetos na área do design de produto, expositivo e interiores, comissariou em 2001 a  exposição Dieter Rams Naus no CCB no âmbito da Experimenta Design. Um dos seus trabalhos, o 78 RPM Collection (imagens abaixo) deu mote para os projetos da manhã.


Imagens Miguel Vieira Baptista






A parte da tarde contou com a presença da Rita e da Diana que, respectivamente, ensinaram e partilharam os seus conhecimentos sobre tecelagem, tapeçaria e macramé, técnicas que felizmente têm sofrido uma revitalização extraordinária nos últimos anos, e que têm cada vez  mais adeptos.


A Rita Sevilha é arquiteta de formação, mas é a fazer trabalhos manuais que se sente realizada, trabalho este que  concilia com a sua atividade de jornalista. Adoro a estética e paleta de cores do seu trabalho simples mas criativo, que se sente que é feito com muito amor e dedicação.


A Rita tem uma loja online e faz peças por encomenda, e também a podem encontrar de vez em quando a partilhar o seu conhecimento em workshops. Ligam-na do Facebook e Instagram para irem acompanhando as novidades e notícias que vale muito a pena!





A Diana Meneses Cunha tem também um trabalho que me faz sempre dizer um UAU!, principalmente pela escala das peças que ultimamente tem produzido e que deixam qualquer um de olho arregalado. Com uma estética muito própria onde as cores, as texturas e os padrões se misturam de uma forma engenhosa e artística, a Diana cria peças de tapaçaria e macramé contemporâneas feito à mão com materiais naturais.


Oficina 166 é o nome da sua marca e atelier, onde produz peças únicas e originais para casas particulares, restaurantes, montras e, ultimamente também para hotéis, onde destaco, por exemplo,  o maravilhoso trabalho que fez para o recente White Exclusive Suites&Villas, nos Açores (vejam algumas imagens aqui.)


A Diana costuma dar workshops com alguma regularidade, pelo que se gostavam de adquirir alguns conhecimentos nesta área ela é sem dúvida, um das pessoas mais indicadas. Podem segui-la no Instagram e Facebook para ficarem a par das novidades e dias de workshops.







Imagens Homes in Colour (excepto as creditadas)

Enviar um comentário