No JUNTOS À TARDE COM PROPOSTAS DE EMBRULHOS DIY

The secret of finding our passion
is to bring passion to everything we do
Marie Forleo

Ténica: Folha de ouro aplicada com dripping de mordente

Quando a meio de Novembro recebi um email da SIC a convidar-me para ir ao programa Juntos À Tarde para um especial de Natal com propostas de embrulhos DIY, fiquei primeiro super feliz e orgulhosa, para logo a seguir me sentir em pânico e super ansiosa. Afinal o programa é gravado em direto e não poderia haver espaço para gaguejos, gralhas ou enganos. Além de que como já se aperceberam, não gosto particularmente de me expôr nem de aparecer (prefiro sempre dar o destaque aos meus trabalhos e projetos) pelo que ia ser a minha primeira exposição total. Medo! Tive algumas noites de insónias (confesso!), mas curiosamente no momento em que cheguei aos estúdios fui tãobbem recebida por toda a gente, que de repente tive uma forte intuição de que tudo iria correr bem e que no final, quando tudo passasse iria ser uma experiência da qual me iria sentir orgulhosa e que nunca iria esquecer. E assim foi.

Técnica : Coroa de plantas em bastidor de bordar

(Para dicas sobre construir coroas de flores revejam este post)

Começaram por me levar para a maquilhagem e começou logo bem porque a maquilhadora era super simpática, ainda falámos bastante e e deixou-me completamente à vontade. A cabeleireira, que foi logo para onde passei a segui,r idem, e depois, toda a equipa de produção que me recebeu quando fui colocar as minhas propostas em cima da mesa (com as mãos ainda meio a tremer) pregaram-me umas partidas, fizeram-me rir e deixaram-me tão descontraída que de repente houve ali um momento em que me senti em casa e que já fazia parte daquilo tudo.

Técnica : à esquerda fita autocolante de glitter da Tiger cortada em triângulos 
e à direita Washi-tape à bolinhas de Loja Wish cortada aos pedaços irregulares

É giro ver os bastidores de um programa como este, em que numa equipa ainda grande todos são uns bens dispostos, coordenam-se super bem e fazem acontecer tudo de uma maneira que parece super simples e fácil.

Técnica: Marcador preto grosso com régua e esquadro sobre papel kraft branco comprado
no Ponto das Artes na Lx Factory

No final, aconteceu o que toda a gente que vai à televisão neste registo em direto diz: passou a correr e não consegui dizer metade das coisas que gostaria. Além de que eu era para ter terminado em direto duas propostas de embrulhos e não houve mesmo tempo. Por isso, decidi fazer este post para mostrar com mais calma as propostas que apresentei, principalmente aquelas que não houve tempo para mostrar e falar.

Técnica : à esquerda acrílico dourado aplicado com uma trincha larga sobre papel kraft 
preto e à direita desenhos com caneta acrílica branca sobre papel kraft preto

Outro dos aspetos que gostei bastante foi de conhecer os simpáticos João Baião e Rita Ferro Rodrigues (que são mesmo uma simpatia) e que me deixaram (mais uma vez) super à vontade. Enquanto estava à espera para apresentar a minha parte estava sentada a observá-los com calma e é realmente impressionante a capacidade que estas pessoas têm de falar completamente de improviso e de uma forma tão descontraída. Parece que a todo o minuto estão a falar com amigos que conhecem há anos. Comigo foi um bocadinho um mesmo e agradeço-lhes por isso.

Técnica . Spray dourado sobre papel kraft branco e fita em tecido

Agora que já tudo passou e que estou aqui em frente ao computador já completamente relaxada e tranquila (e de regresso à minha vida normal) fica o pensamento que é realmente importante não recuar face àquilo que nos faz medo. Cada vez mais tenho a certeza que só assim é que crescemos verdadeiramente. Se nunca sairmos da nossa zona de conforto nunca evoluímos, a vida não se expande e nunca chegamos a desenvolver todo o nosso potencial como pessoas.

Técnica à esquerda : Tecido com padrão natalício enrolado em cartolina 
e finalizado com fita adesiva de dupla face e dois lacinhos nas extremidades

Nos dias que antecederam a ida ao programa houve vários momentos em que não estava com vontade nenhuma de ir e que pensava várias vezes que preferia que nunca me tivessem convidado. Mas agora que tudo passou, foi não só muito mais fácil do que alguma vez pensei, para além de que cresci um bocadinho mais porque descobri que afinal também consigo ir à televisão e falar em direto para centenas de pessoas sobre o meu trabalho. E isso dá-me uma alegria enorme.

Técnica: Tinta acrílica branca sobre papel kraft

Mas vamos então agora rapidamente às propostas, que como disse no programa foram todas pintadas, desenhadas, coladas, recortadas e montadas por mim num registo totalmente handmade. Umas com folha de ouro, outras com marcador preto, outras com marcador vermelho, outra com pedacinhos de washi-tape, outras com tinta acrílica branca, spray dourado, carimbos de batata, tinta acrílica dourada aplicada sobre papel kraft preto, etc. 

Técnica à esquerda: Marcador vermelho sobre cartolina kraft enronlada e 
agrafada nas pontas opostas criando uma forma de triângulo; à direita marcador acrílico
branco sobre caixa de cartão

Se ainda não embrulharam os vossos presentes, espero que estas ideias vos tenham inspirado e que vos ajudem a ser um pouco mais criativos nesta quadra natalícia. Um beijinho grande e até já!

Técnica: dripping de tinta de china sobre cartolina branca, enrolada e
 agrafada nas extremidades opostas, criando a forma de um triângulo

Imagens Homes in Colour

Instagram 
@homes_in_colour
2 comentários
  1. Boa noite, onde comprou o papel kraft, tintas, fitas à volta dos embrulhos, azevinho e etiquetas dos presentes? Obrigada, Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita! O papel kraft (tanto o preto, como o branco como o natural) foi comprado na loja Ponto das Artes na Lx Factory, mas como é uma cadeia de lojas para Belas Artes sei que existem mais em Lisboa e arredores (no Chiado, por exemplo existe outra, em Cascais também, etc..) As tintas e spray dourado são também de lá. As fitas foram quase todas compradas na retrosaria Zora do Colombo; as etiquetas foram feitas por mim em casa e impressas na impressora e o azevinho foi comprado numa loja de flores do Mercado da Ribeira :) Espero ter ajudado! Um beijinho, bons embrulhos e Boas Festas! ✨🎁

      Eliminar