Como não sou uma especialista nesta área, gosto sempre bastante de estar atenta, ver e pesquisar tendências. E com um ano novo a começar, não podia deixar de ir ver o que é que os experts andam a dizer e partilhar nestas matérias, até porque são sempre informações interessantes e importantes para mim, que estou a criar peças novas para este ano. Poderia enumerar várias, mas aqui ficam 5 das minhas preferidas para 2019. Qual é a vossa?
Materiais Sustentáveis
Objetos feitos à mão, utilizando materiais sustentáveis como a juta, o papel, o algodão e o barro vão estar in em 2019, diz Kristen Pena da K Interiores. Acredito que procuramos e apreciamos este tipo de elementos para as nossas casas como uma forma de nos sentirmos mais próximos e em contacto com a terra e as nossas raízes.
"Uchiwa", candeeiro de teto em papel do designer Ingo Maurer | Peças de cerâmica da Marloe Marloe
Cores Suaves e Femininas
Dos neutros ao rosa, a paleta de cores continua a ser clara e feminina, exatamente dentro dos meus tons preferidos. Para quem não é grande fã, pode sempre substituir por tons mais terra, como o terracota, que foi uma das grandes cor-tendência do ano passado.
Colours I see in for 2019 are blush, dusty pink and bronze. Warm colours and feminine tones for the walls and dashes of soft pinks to break up expanses of taupe or neutrals will instantly update a tired room. Katherine Pooley
Imagens Nordic Design
Imagem Dulux
Silhuetas Circulares
Em espelhos, mesas de apoio, molduras ou peças de parede, as formas circulares continuam a ser uma tendência na decoração. No Verão passado vi pela primeira vez ao vivo o candeeiro de mesa Carrie Led Lamp da Menu no showroom da Tendenza (imagem abaixo à esquerda) e cada vez mais o acho bonito e elegante. Os espelhos redondos grandes (como na imagem abaixo) continuam a dar que falar, e era uma daquelas aquisições que queria mesmo arranjar cá para casa.
Imagem The Stables
Candeeiro de suspensão da Light Cookie | Candeeiro de mesa da Menu | Estante de parede da Ferm Living
| Espelho de parede na Trouva
Biofilia
Biofilia foi a palavra nova que aprendi esta semana, enquanto pesquisava e escrevia este post. Ainda não a conhecia, e ao que parece foi criada pelo americano Edward Osborne Wilson num livro com o mesmo nome publicado pela Harvard University Press em 1984. Significa amor (philia) pela natureza (bio) e procura enfatizar a ligação entre ambos.
Imagem Pinterest
Materiais orgânicos e naturais, como chão em madeira. a utilização da pedra, a luz natural e a utilização de plantas relembram-nos da nossa ligação ao mundo natural e são uma forma de trazer o exterior para dentro de casa, numa época em que somos essencialmente movidos pela tecnologia mas nostálgicos em relação ao passado e à ligação perdida com a natureza.
Passamanaria - franjas e borlas
Também já vinda do ano passado, esta é outra das tendência que parece continuar a manter-se por mais uns tempos. Já tinha feito um post inteiro sobre esta tendência no ano passado (podem rever aqui) e continuo a elegê-la como outra das minhas preferidas.
Passamenterie will begin making a big return to the market place in 2019. The "less is more" trend has been enjoyed for a long time, but now, modern interpretations of trims, bullion fringe and tie-backs will be in. Elle Decor
Candeeiro de mesa da Antropologie | Almofada da Urban Outfitters
Manta Anthopologie