Homes in Colour

Live beautifully . Live creatively

Search

6 Tendências Preferidas

Projeto de Interiores da Three Birds Renovations

Se me costumam acompanhar por aqui, já sabem que de vez em quando gosto de partilhar algumas tendências em decoração que se enquadram dentro dos meus gostos e com as quais me identifico. E se embora (no geral) prefira o intemporal ao que está na moda, gosto sempre de conhecer e estar a par das tendências (e micro-tendências) do momento, não fosse eu uma boa amante de decoração

Desde o ano passado (com a pandemia) as novidades no mundo do design e da decoração abrandaram, e o cenário não está tão fervilhante como noutras épocas (como é de esperar). No entanto, há sempre tendências interessantes que vale apenas conhecer e que nos podem inspirar, principalmente numa época em que muitas pessoas começaram a investir mais nas suas casas.

Aqui ficam, então, seis das minhas preferidas. Espero que vos inspirem!

1 | Azul Escuro

Uma cor que gosto bastante em decoração e da qual já tenho falado alguma vezes por aqui, o azul escuro  é uma das tendências de cor que continua a dar que falar, provavelmente pelo facto de ter sido eleita no ano passado pela Pantone como a cor do ano.

Projeto de decoração de  Sarah Sherman Samual

Seja somente em apontamentos decorativos (como sofás, poltronas, tapetes, almofadas, abat-jours, art prints e afins) ou a invadir o espaço de uma forma mais integral, o azul escuro é sem dúvida uma das cores do momento.

Uma espécie de substituto do preto para criar espaços contemporâneos, elegantes e com um toque eclético

Projeto de decoração de  Emily Henderson

Emily Henderson, por exemplo, é uma das designers que mais utiliza esta cor nos seus projetos de decoração, e talvez por isso goste tanto do seu trabalho e do seu estilo, muito característico  (como podem rever neste post ).

                                                                   Projeto de decoração de  Emily Henderson

Jonathan’s Kitchen Design via Design Milk

2 | Arcos e Formas Arqueadas

Em arquitetura, design de interiores, peças de mobiliário, espelhos, art prints e até mesmo em peças de cerâmica, esta é outra das tendências do momento que mais gosto e acho interessante. 

Na verdade, esta também não é uma tendência deste ano, e muitas destas formas, estruturas e silhuetas têm inspiração na arte déco (sobre a qual, por acaso, escrevi um post no ano passado que podem rever aqui ), e que nos últimos tempos têm sido utilizadas e re-inventadas com uma estética mais moderna e contemporânea.

Fotografia Petra Ford

Design de Interiores Studio Mcgee

Estes arcos podem aparecer na estrutura da própria casa (para criar interessante visual e arquitetónico) ou mesmo para fazer uma divisão de áreas mais interessante, como neste projeto que adoro da Three Birds Renovations que vale a pena ver aqui.

Art Print da KLSY Studio

Ou também (de uma forma que acho super original) pintados nas parede, como na imagem abaixo, como se emoldurassem um pequeno espaço, ou criassem o efeito visual de pequenas portas ou entradas.

Fotografia @helloimaubs

Projeto de Interiores da Three Birds Renovations

3 | Plantas e Flores Secas / Preservadas

Um dos posts mais populares por aqui e sobre o qual recebo mais emails, perguntas e comentários privados, é justamente o dedicado a este tema, o que só vem reforçar a ideia de que esta tendência continua em força e está para ficar.

Justamente por já ter escrito um pequeno post dedicado a este tema, não vou acrescentar mais nada hoje, excepto algumas imagens inspiradoras de ramos de flores preservadas que tenho visto pela internet e que me deixam cada vez mais apaixonada!...

Imagens via Pinterest

Justamente por gostar tanto, este mês fiz uma pequena aquisição cá para casa de ruscus preservados (iguais aos da imagem abaixo) que já andava a namorar há uns tempos. São lindos, enquadraram-se perfeitamente com as plantas naturais que já cá tenho, e também tenho a certeza que irão dar umas boas fotografias nas próximas sessões que fizer com as peças de cerâmica novas que estou a desenvolver.

Imagem Pinterest
Ramo da Boho Blooms

4 | Face Art e Grafismos Lineares

Outra das tendências que tem invadido o feed do nosso Instagram e que temos visto aparecer numa série de objetos como peças de cerâmica, art prints, papel de parede e afins, são este tipo de grafismos mais lineares e faciais. 

Imagem da esquerda Pinterest |  Papel de Parede da direita da  Murals Wallpaper


Confesso que me agrada bastante esta estética linear mais gráfica, no entanto tudo o que inclua face art sinto que já está a ficar demasiado banal, e acredito que será uma moda irá passar em breve. No entanto, não podia deixar de a assinalar por aqui porque tem, efetivamente, marcado a estética deste ano.



Papel de Parede "Walking the Wire" da Grace Garret |  Projeto de Interiores da Three Birds Renovations


5 | Madeiras claras

De influência escandinava, as madeiras claras (tanto no chão, como em paredes, tetos e peças de mobiliário) continuam a ser uma tendência que adoro em decoração, pois permitem criar espaços mais clean, luminosos e contemporâneos.

É um toque natural que (tal como as plantas) podemos trazer para os interiores e que funciona sempre bem não só como característica estética mas também como uma cor (e que por ser mais neutra se conjuga bastante bem com muitas outras cores).

Projeto de Interiores da Coco Camellia

Mesas de Cabeceira via The Citizenry

Imagem Pinterest

6 | Leques de Parede

E por fim, outra tendência que tenho visto e que gosto bastante, são os leques de parede. Desde os maiores mais tradicionais, até aos mais pequenos em bambú e verga (ligeiramente mais rústicos) acho que são uma ótima forma de dar uma decoração diferente e mais original às paredes de casa

                                                                       Disponível no Etsy

A La Redoute, por exemplo, tem neste momento uma variedade bastante grande de todos estes leques que exemplifiquei por aqui, pelo que o mais difícil é mesmo escolher. São todos super giros, dêem uma espreitadela aqui que vale a pena.


Leques disponíveis na LaRedoute

Imagens via Pinterest

Sem comentários

Enviar um comentário